Boas NotíciasCearáDestaquesÚltimas Notícias

Iremos vencer! Ceará é o estado com maior número de recuperados de Covid-19 no Nordeste

O Ceará é o estado nordestino com maior número de recuperados de Covid-19. São pelo menos 126.644 cearenses curados, o que equivale a 23,3% dos 541.927 pacientes na mesma categoria em todo o Nordeste. Isso significa que, a cada quatro nordestinos livres da infecção, um é cearense. Os dados são do Consórcio Nordeste, disponibilizados na plataforma IntegraSUS na manhã desta quinta-feira (23).

A Bahia aparece em segundo lugar na lista de recuperados. Por lá, foram 112.204 curados da doença. Na terceira posição está o Maranhão, com 92.854 casos de recuperação, seguido de Pernambuco (58.821) e Alagoas (44.863). O Rio Grande do Norte é o último da região em quantidade de curados, com 16.222 ocorrências.

Paciente curado da covid-19 em Brejo Santo-CE | Imagem reprodução Facebook

O avanço da Covid-19 também é indicado na plataforma a partir do coeficiente de incidência. De acordo com o painel, o Ceará é o terceiro estado com maior taxa da doença, com 1.690 casos a cada 100 mil habitantes. A região fica atrás apenas de Pernambuco (1.766) e Sergipe (2.094). O índice é calculado a partir do número de ocorrências de uma doença na população durante determinado intervalo de tempo.

Também conforme a plataforma, o Ceará perdeu a dianteira nordestina em número de testes aplicados para a Bahia. Foram 386.860 testes em território baiano contra 385.250 exames aplicados em cearenses. Além disso, o Ceará é, ainda, o primeiro da região em número de casos e de óbitos, com marcas de 154.381 e 7.329, respectivamente. Situação do Nordeste

Mesmo com os nove estados nordestinos com presença de Covid-19, a doença não foi notificada em todos municípios da região. Segundo o painel do Consórcio Nordeste, 4,85% das cidades nordestinas não acusaram casos de infecção pelo novo coronavírus.

Ainda conforme o portal, o Nordeste concentra três dos cinco estados brasileiros com maior índice de letalidade de Covid-19. Pernambuco, com taxa de 7,56%, e Ceará, com 4,75%, estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no ranking de taxa de letalidade do Brasil.

Veja outras informações sobre o Ceará de acordo com o IntegraSUS:

•             A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 68,63%;

•             A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 43,35%;

•             A letalidade da doença no Estado é de 4,7%.

Os números apresentados pela Sesa são atualizados constantemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Veja como ficam as regiões no plano de retomada econômica:

•             A capital cearense avança para a fase 4;

•             Demais cidades da macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 3;

•             Macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe permanecem na Fase 1;

•             Região Norte avança para fase 1;

•             Cidades da região Cariri e Centro-Sul mais afetadas (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu) seguem em isolamento social rígido, permanecendo na fase de transição da economia.

Veja o que pode reabrir na 4º fase do plano de transição em Fortaleza

•             Restaurantes no período noturno, até às 23h;

•             Transporte interestadual de passageiros;

•             Locação de automóveis com motorista;

•             Comércio de produtos não essenciais;

•             Atividades religiosas (50% da capacidade).

Com: G1

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar