- Publicidade -

Junho de 2013 é o 3º mês de junho mais chuvoso em 23 anos no Ceará

O mês de junho deste ano foi o terceiro mais chuvoso do período em 23 anos, segundo o boletim da Fundação de Meteorologia do Ceará (Funceme) divulgado nesta segunda-feira (1º). A seca de 2013 foi classificada pelo órgão como a 9ª pior dos últimos 60 anos, mas junho teve 71 milímetros de chuva, 90% acima da média para o mês.

De acordo com os meteorologias, a explicação está no fenômeno chamado ondas de leste. As nuvens que chegaram ao Ceará são as mesmas que estão sobre os estados da Paraíba e Pernambuco, onde a estação chuvosa ocorre neste agora. “Em anos como estes, esse sistema alcança o nosso litoral e, por vezes, também o estado, principalmente a região jaguaribana e o Sertão Central”, explica a meteorologista Meyre Sakamoto.

A quadra chuvosa do Ceará, de fevereiro a maio, terminou abaixo da média histórica pelo segundo ano consecutivo. Boa parte da safra se perdeu, mas o sexto mês do ano trouxe confiança para muitos agricultores.

Em junho, o município de Pindoretama, a 41 km de Fortaleza, registrou 71 milímetros em apenas um dia. Agricultores da região aproveitaram para ampliar as áreas plantadas, como por exemplo, de mandioca. O produtor Izidoro tem áreas plantadas om feijão, batata e cana-de-açúçar e acredita que ainda terá mais chuvas. “Se Deus quiser, para nos ajudar”.

Mesmo com a chuva de junho, a situação dos açudes pouco de alterou. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), o nível dos reservatórios permanece em 40% e deve cair até o fim do ano.

G1 CE

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

MAIS POPULARES