Existem aqueles que acreditam que o hábito de leitura deve ser solitário, já que seria a melhor forma de absorver o conteúdo proposto em um livro. Fato é que isso é verdade para alguns, mas outras pessoas acreditam que essa máxima não faz sentido.
Como estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais conectada, os clubes de leitura trazem o conforto de quem deseja aprender sobre uma determinada obra em conjunto, apresentando argumentações distintas e fatos variados, fato que, para muitos, é uma forma de deixar a leitura mais rica e divertida.
Na sequência, vamos falar um pouco mais sobre o clube de leitura e como ele se encaixa em um contexto literário.
O que é um clube de leitura?
Os clubes de leitura podem ser definidos como um espaço colaborativo onde várias pessoas leem uma ou mais obras e discutem sobre o conteúdo que leram.
Cada clube possui uma dinâmica personalizada, por exemplo, alguns marcam uma data para que o livro seja discutido. Nessas ocasiões, os leitores precisam chegar ao clube com a leitura finalizada, prontos para colocarem suas opiniões para discussão.
Já em outros clubes de leitura, os livros são lidos durante os clubes. Após um determinado período, que pode variar entre 15 minutos até uma hora, os participantes pausam a leitura para discutir sobre suas percepções até um determinado ponto da obra.
Onde são realizados os clubes de leitura?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os clubes de leitura são antigos e, em função disso, não nasceram na internet. A sua fundação é presencial e, em meio a essa dinâmica, um grupo se reúne para debater sobre o livro em questão.
Entretanto, em função da pandemia, vários clubes de leitura alguns clubes passaram a ser consolidados em formatos online e, mesmo após o período de isolamento social, permaneceram dessa forma.
Atualmente, existem vários clubes na internet, porém eles têm dias e horários específicos para reunião. Em função disso, é fundamental ficar de olho.
Como participar de um clube de leitura?
Outro ponto a ser destacado sobre os clubes é a forma que a pessoa pode participar. No caso daqueles realizados pelo YouTube, o melhor caminho é ficar atento às datas e também ao livro que será lido nas próximas edições. Essa divulgação costuma acontecer nas redes sociais.
Para quem prefere ir presencialmente a um clube de leitura, a dica é pesquisar nas redes sociais ou na internet sobre os que são realizados fora do ambiente virtual.
É possível montar um clube de leitura?
A resposta é sim. Não é necessário ser um especialista para ter um clube de leitura. Tudo o que a pessoa precisa é ser apaixonada por literatura e se conectar com as pessoas certas.
Caso a pessoa resolva marcar reuniões presenciais, é só agendar horário e local com os participantes. Por outro lado, se a ideia é marcar os encontros online, é só marcar os encontros em qualquer plataforma de transmissão de vídeo.