Search
Close this search box.

Crise? Presidente da Enel no Brasil deixa cargo após 32 anos servindo a empresa

O presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, deixou o cargo nesta quinta-feira (23). Antonio Scala, executivo que atua...

Nicola Cotugno , executivo da ENEL | Foto: divulgação

O presidente da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, deixou o cargo nesta quinta-feira (23). Antonio Scala, executivo que atua há 18 anos na empresa, foi indicado como novo presidente.

Nicola Cotugno , executivo da ENEL | Foto: divulgação

Segundo nota da empresa, Nicola, que atuou na empresa por 32 anos e foi presidente por cinco no Brasil, vai se aposentar.

Cotugno deixa a empresa 20 dias depois de uma tempestade que deixou milhares de pessoas sem luz na Grande São Paulo por uma semana. A Enel é alvo de duas CPIs, uma na Assembleia Legislativa, e uma na Câmara Municipal. Cotugno chegou a depor na CPI da Alesp.

A Enel afirmou, no entanto, que Cotugno deveria ter saído em outubro, mas ficou mais tempo no cargo até a chegada de um sucessor. Com o temporal do dia 3 de novembro, ele prorrogou sua permanência até a situação melhorar. Ata de reunião confirma que ele pediu a aposentadoria em outubro.

Quem é a Enel?

A Enel é uma multinacional italiana de capital misto voltada para o setor energético. Criada em 1962, a empresa iniciou sua expansão para o exterior no início do século 21 e, atualmente, está presente em 30 países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Espanha e, claro, Brasil.

No território brasileiro, ela presta serviço em três estados: Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. Até o último ano, ela também atuava em Goiás, mas vendeu as operações na região após sucessivas reclamações do governo local sobre as constantes quedas de energia na área de concessão.

Quer receber nossas notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos, basta clicar AQUI e escolher.

LEIA TAMBÉM