- Publicidade -

Mauriti-CE: PM para ‘pega de boi’ e responsável é conduzido à por suspeita de violação ao decreto da Covid

A Polícia Militar encerrou um evento conhecido como “pega de boi” e dispersou uma aglomeração mais de 100 pessoas, na tarde deste domingo (31/jan), no sítio Baixa da Palha, distrito do Buritizinho, município de Mauriti-CE. O responsável pelo evento foi levado à Delegacia Regional de Brejo Santo por descumprir as ações previstas no Decreto Estadual, que proíbe aglomerações e realizações de eventos sociais públicos ou privados.

Imagem ilustrativa – Google

De acordo com a PM, após receber uma ligação anônima sobre a realização do evento, os militares foram ao local e encontraram pessoas desrespeitando as medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus. Todas foram orientadas a retornarem para suas casas.

A Polícia Militar reforça que as fiscalizações contra a propagação da pandemia de coronavírus estão acontecendo de dia e de noite em todo o Estado, e a população pode contribuir não só cumprindo os protocolos de saúde previstos no decreto estadual como denunciando desrespeitos às medidas por meio de ligação ao 190.

PEGA DE BOI NO MATO

A Pega de Boi no mato é uma tradição que remonta os primeiros tempos da ocupação do sertão nordestino pelos brancos europeus. Antigamente, numa época onde não existia o arame farpado, os animais eram criados soltos pelas propriedades rurais. Dessa forma, quando chegava o momento de reunir o gado, os vaqueiros entravam no mato, em grupo, para a ‘pega.’

Diferente da Vaquejada, onde o boi corre numa arena demarcada, sendo derrubado por uma dupla de cavaleiros, a Pega de Boi acontece no meio da vegetação catingueira. Os vaqueiros encourados entram dentro do mato, em cima dos seus cavalos velozes, para pegar o boi. É uma versão mais ‘rústica’, podemos dizer assim.

OKariri,com: G1

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS