Search
Close this search box.

PMCE resgata filhotes de guaxinim “mão-pelada” na zona rural de Milagres

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, na tarde desse terça-feira (6), o resgate de dois filhotes órfãos de...

Foto: Governo do Estado do Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, na tarde desse terça-feira (6), o resgate de dois filhotes órfãos de guaxinim brasileiro ou “mão-pelada”. A espécie pertencente à família procyon cancrivorus, tem porte médio, plumagem volumosa, rabo listrado e um detalhe nos olhos que lembra uma máscara. Os filhotes foram encontrados por um agricultor no interior de uma lavoura, na zona rural de Milagres – Área de Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. A mãe dos filhotes foi encontrada sem vida.

Uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da PMCE, foi acionada para realizar o resgate de dois filhotes órfãos de guaxinim brasileiro ou “mão-pelada”. Os dois filhotes de animais silvestres foram encontrados por um agricultor no interior de uma lavoura ao lado de uma fêmea adulta que se encontrava sem vida.

Os filhotes foram resgatados pelos policiais e em seguida encaminhados para a ONG Biodiverse, parceira da PMCE, na cidade do Crato, onde foram alimentados e passaram por cuidados veterinários até terem hábitos para serem devolvidos à natureza.

A destruição do seu habitat natural tem levado o mão-pelada a se aproximar das cidades e rodovias, trazendo risco para sua sobrevivência.

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais:

° Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

° Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

° Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

° Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

° Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.

Para onde ligar em casos de resgates de animais? 

As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Os contatos para acionamento de socorro são os seguintes:

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) 

Telefone: 193

Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE) 

Telefones: (85) 3101.3545 – 3101.3577

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) 

Telefones: (85) 3247.2630 – 190

Fonte: Badalo

LEIA TAMBÉM