Search
Close this search box.

Relembre Francisca do Socorro, sua história simboliza a luta de violência contra as Mulheres

Semelhante à história da menina Benigna Cardoso da Silva, que teve um fim trágico, ao ter a sua vida...

Cruz da Menina
"Cruz da Menina", monumento em homenagem a Francisca Maria do Socorro, adolescente morta após ter sido estuprada | Foto: Ariel Belém

Semelhante à história da menina Benigna Cardoso da Silva, que teve um fim trágico, ao ter a sua vida ceifada aos 13 anos no ano de 1941, no município de Santana do Cariri-CE, enquanto ia pegar água em uma cacimba todas as tardes, por um homem que havia tentado seduzi-la. Em Milagres-CE há a história da menina Francisca Maria do Socorro, uma adolescente que foi brutalmente assassinada por um comerciante após ter sido abusada sexualmente.

Cruz da Menina
“Cruz da Menina”, monumento em homenagem a Francisca Maria do Socorro, adolescente morta após ter sido estuprada | Foto: Ariel Belém

Segundo os relatos, Francisca tinha o costume de ir buscar água no local que foi chamando “Prainha” e hoje é conhecido como “Beco do Bebedouro”, que fica localizado entre as ruas José de Alencar e a Praça Ernesto Gomes, quando foi atacada, estuprada e morta por um comerciante da cidade.

Sobre o abusador, existem dois relatos, o primeiro é que ele passou vários anos preso e teria falecido na cadeia, o segundo e provável, sendo inclusive é defendido pelos que estudam a história de Francisca, é que estuprador e assassino não pagou pelos crimes.

A adolescente foi molestada no dia 7 de setembro ano de 1943. E anos mais tarde, ainda na administração do então prefeito Gilvan Morais, foi erigido um monumento, que ficou conhecido como “A CRUZ DA MENINA” em homenagem à Francisca Maria do Socorro, que deu nome ao bairro onde está localizado a estátua. A imagem é outro ponto controverso entre os pesquisadores, que afirmam que a imagem não condiz com as características de Francisca, que ao contrário da estátua era uma pessoa de aparecia franzina.

DIGA NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Fato é que Francisca do Socorro representa tantas outras meninas que sofreram e ainda sofrem abusos. Aproveitamos esse dia 8 de março para lembrar esse episodio e afirmar que as mulheres merecem respeito.

Toda mulher está sujeita a violência das mais variadas modalidades, a Lei Maria da Penha, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em seu artigo 1º parágrafo 1º, diz que “o poder público desenvolverá políticas que visem a garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Em caso de emergência, o contato deve ser feito por meio do telefone 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Outro canal de denúncias é 180, da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Para ficar bem informado, siga o OKariri no Facebook, no youtube no Twitter e no Instagram. Receba as informações e ajude a aumentar as nossas comunidades.

LEIA TAMBÉM