Search
Close this search box.

Base aliada disputa poder em vários municípios do Cariri

A base aliada do governo Elmano demonstra, na prática, que a discussão política se difere do debate estadual e...

Foto: vecteezy

A base aliada do governo Elmano demonstra, na prática, que a discussão política se difere do debate estadual e nacional. No Cariri, além do confronto entre PT e PDT, as convenções mostraram um enfrentamento entre PT, PSB e MDB. Entre outras, o PT defenderá as reeleições do prefeito Marcone Tavares, contra o ex-prefeito Adailton Macedo (MDB), em Aurora; e do prefeito João Luiz (PT), contra o ex-prefeito Moésio Loiola (PSB), em Campos Sales. Já o PSB trabalha a manutenção dos prefeitos Dr. Lorim, em Missão Velha, contra o ex-prefeito Diego Feitosa (MDB); Gislaine Landim, em Brejo Santo, contra Eusébio Ferreira (PT); e Libório Leite, em Assaré, contra Gilson Lima (MDB). A disputa vai ao seu ápice em Araripe, onde o prefeito Cícero de Deus (MDB) enfrenta o presidente da Câmara, Zé Gordinho (PT), e o empresário Rodrigo Modesto (PSB). Nesses municípios, a dúvida é se Camilo Santana (PT), Cid Gomes (PSB) e Eunício Oliveira (MDB), participarão das campanhas.

PSB e PT comandam chapa da base aliada em Assaré

O ex-prefeito Samuel Freire (PT) é o escolhido da base aliada em Assaré, para compor a chapa de reeleição do prefeito Libório Leite (PSB), como pré-candidato a vice. O anúncio aconteceu no dia 1º, pelas redes sociais. Libório e Samuel apareceram em um card promocional, referendando a chapa governista. Libório disputará a reeleição pelo PSB e o PT de Samuel. Na avaliação de várias lideranças, foi a melhor opção para aparar arestas e unir o grupo. A articulação teve influência do deputado estadual Fernando Santana (PT) e passou pelo ex-prefeito Benjamim Oliveira e o deputado estadual Nizo Costa, que retirou o nome da irmã, Valdeniza Costa, atual vice. A convenção que homologou a chapa foi no domingo, dia 4.

Bibiane vai disputar ao lado de Samuel em Santana

Foi até o último dia a dúvida de quem completaria a chapa da reeleição do prefeito Samuel Cidade (PT), como candidato a vice, em Santana do Cariri. Na convenção, dia 1º, Samuel apresentou a presidente do PSD municipal, Bibiane Landim, ex-vice-prefeita da gestão do ex-prefeito Pedro Henrique (MDB). Bibiane rompeu com o grupo, que hoje apoia o ex-vereador Pedro de Gerson (MDB), pai de Pedro Henrique. Nas redes sociais, Samuel enaltece Bibiana como uma “mulher íntegra, trabalhadora e honesta, que representa todas as mulheres santanenses”. O anúncio foi feito na presença de 4 mil correligionários e lideranças. Na oposição, liderada por Pedro de Gerson (MDB) e o vice Tonhão Timóteo, a convenção foi no domingo, dia 04.

Virada de chave em Potengi favorece Salviano

A disputa em Potengi sofreu uma virada de chave, após a morte prematura do prefeito Edson Veriato (PT). Oposição ao petista, o vice-prefeito Humberto do Barreiros (PDT) já havia declarado apoio ao empresário Salviano Alencar (PDT) e deve permanecer na mesma base. A mudança neutraliza a influência do candidato petista Luã Almino sobre a máquina pública. Salviano nega qualquer favoritismo. Mesmo estando entre as prioridades do PT do Ceará, Luã sabe que sem a estrutura da Prefeitura a disputa fica mais difícil. Luã fez sua convenção na sexta-feira (1º). Salviano testou sua força no domingo, dia 04. Ambos os movimentos impactaram pelo volume de adesões.

Enquanto isso…

Em Lavras da Mangabeira, a surpresa veio da oposição ao prefeito Ronaldo da Madeireira (PSD). Contrariando todas as expectativas de discussão estadual, o MDB formará chapa com o União Brasil.

O grupo do deputado federal e presidente do MDB no Ceará, Eunício Oliveira, indica a vice, Priscila Oliveira (MDB), na chapa liderada por Jadna Gomes (UB). A convenção foi no domingo, dia 04.

Em Nova Olinda, as duas convenções aconteceram no mesmo dia. Leonardo Brito (PT) e Gerlânio Sampaio (MDB) homologaram suas candidaturas no sábado (03), em dois eventos de grande adesão.

Na disputa, Leonardo Brito terá o apoio do prefeito Ítalo Brito, enquanto o empresário Gerlânio Sampaio agrega as forças de oposição, como o ex-prefeito Afonso Sampaio e a ex-vereadora Socorro Matos.

Fonte: Jornal do Cariri

LEIA TAMBÉM