
Em busca da presidência estadual e municipal do PT, duas chapas lançaram ontem suas candidaturas. A chapa que tem Guilherme Sampaio para a presidência estadual, e Elmano de Freitas para presidente da sigla em Fortaleza, foi lançada à noite na sede do partido. Guilherme e Elmano contam com o apoio do senador José Pimentel e da ex-prefeita Luizianne Lins.
O vereador Acrísio Sena também lançou ontem, mas na Assembleia Legislativa, sua candidatura à presidência municipal do PT, junto com o sindicalista José Maria Castro, que é candidato à presidência estadual do partido. A chapa é apoiada pelas correntes internas ligadas ao deputado federal Artur Bruno e ao deputado estadual Francisco Pinheiro.
Acrísio disse que o PT precisa se reaproximar da antiga essência da sigla, que, segundo ele, foi esquecida nos últimos anos. “O PT se afastou muito dos movimentos sociais e se tornou um partido institucionalizado, distante das ruas. É preciso que ocorra uma reaproximação”, defendeu. Ele disse que, caso eleito, o partido continuará sendo oposição ao prefeito Roberto Cláudio (PSB).
Um discurso não muito diferente foi o de Guilherme. “É o momento de discutir o posicionamento do partido. Queremos a juventude ocupando lugar de destaque, queremos um PT mais próximo dos movimentos sociais”, declarou. O vereador ainda afirmou que quer um PT mais crítico, não só qualificando o discurso de oposição, mas também crítico quanto à administração da própria sigla.
Ambas as chapas defendem a construção de um forte palanque eleitoral para a reeleição presidencial no próximo ano. “Temos que trabalhar em cima da reeleição da presidente (Dilma), vamos começar a nos organizar e fazer com que o PT continue no governo federal”, afirmou Elmano.
José Maria defendeu a manutenção da aliança com o governador Cid Gomes (PSB), como forma de fortalecer o palanque. No entanto, ponderou que o partido quer ter voz ativa no processo eleitoral de 2014.
O Povo