AbaiaraDestaquesELEIÇÕES 2018MilagresPolíticaÚltimas Notícias

Milagres | Abaiara: Como, onde, o melhor horário, e outras dúvidas que você precisa saber antes de votar; confira

urna-eletronica_tse
(Foto: Divulgação/TSE)

27.614 eleitores de Milagres e Abaiara irão às urnas nesse domingo (07/10) para eleger, os futuros administradores do estado e do Brasil, mas você ainda tem alguma duvida para votar? Sabe qual o melhor horário para ir às urnas? O portal OKariri preparou essa matéria para que você possa tirar muitas duvidas sobre as eleições 2018; confira:

Antes de tirar algumas duvidas frequentes, queremos lembrar que os dois municípios citados fazem parte da 26ª zona eleitoral do Ceará, com 58 locais de votação, sendo 46 em Milagres e 12 em Abaiara, ao todo são 126  sessões, sendo que 96  em Milagres, onde estão aptos para votarem 20.905  eleitores, e 30 em Abaiara, onde estão aptos 6.709 eleitores.

okariri
As 89 urnas para o município de Milagres e  Abaiara, serão abertas para a votação a partir das 8 horas e se encerrará às 17 horas, em seguida acontece a apuração.

MELHOR MOMENTO

Segundo a previsão do Instituto Clima tempo a temperatura deve variar entre os 36° e 21°, sendo que na parte da manhã a temperatura está mais amena.  A previsão é de céu parcialmente nublado, com ventos de aproximadamente 14 km/h. Portanto, mesmo havendo a tendência das filas estarem maior, o clima favorece para que o eleitor possa exercer a sua cidadania no período da manhã.

COMO VOTAR

Quando for votar o eleitor deve prestar atenção à ordem em que os cargos vão aparecer na urna eletrônica. A votação vai ser nesta ordem:

  1. deputado federal: número com 4 dígitos;
  2. deputado estadual ou distrital: número com 5 dígitos;
  3. senador (primeira vaga): número com 3 dígitos;
  4. senador (segunda vaga): número com 3 dígitos;
  5. governador: número com 2 dígitos;
  6. presidente: número com 2 dígitos.

Depois de digitar o número do candidato a foto dele vai aparecer na tela da urna. Se estiver certo, basta apertar na tecla verde, Confirma.

Se o eleitor errar algum número, é só apertar a tecla laranja, Corrige, digitar outra vez o número do candidato ou da legenda do partido e clicar na tecla verde, Confirma.

Ao finalizar a votação a urna emitirá um sinal sonoro e a mensagem “FIM” aparecerá na tela para indicar que os votos foram computados.

ONDE VOTAR

Para saber o local, número de eleitores de cada da sessão em Milagres. CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI, para saber o local, números de eleitores de cada da sessão em Abaiara.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Título de eleitor e documento com foto são necessários para a votação. Lançado em 2017, o aplicativo e-Título pode ser utilizado como uma versão digital do documento eleitoral. Para quem fez a biometria, o cadastro no app serve também como documento com foto. Quem não realizou o registro biométrico deve levar um documento com foto – que pode ser a carteira de identidade, o passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

COLA E NÚMERO DOS CANDIDATOS

Nestas eleições, os cidadãos devem escolher seis representantes para cinco cargos diferentes. Pesquisar o número correspondente a cada um antes da votação é importante para que o eleitor não se confunda ou esqueça de quem quer eleger. É permitido levar uma “cola” para a urna, com os números escritos em um papel. Para facilitar a busca pelos concorrentes, o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza a lista organizada por região, estado e cargo a ser votado. O portal ainda mostra a situação eleitoral do candidato, quanto ele gastou com campanha, lista de bens declarados, entre outros dados PARA ACESSAR, CLIQUE AQUI.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Fechar