DestaquesMilagresPolíticaTV - OKARIRIÚltimas Notícias

Milagres-Ce: Domingos filho garante candidatura de Hellosman. Isso é possível?

Mesmo estando inelegível por ter tido contas desaprovadas, o ex-prefeito de Milagres-Ce, Hellosman Sampaio de Lacerda lançou a sua pré-candidatura e para manter-se na pretensão da disputa, recentemente ele abandonou o MDB, partido do seu aliado histórico, Eunicio Oliveira para unir-se ao PSD do ex-vice-governador do estado do Ceará, Domingos Filho.

Evento de filiação de Helloman Sampaio – Imagem reprodução de Thiago Santafé

O evento de filiação de Hellosman aconteceu na noite deste último sábado (8/fev), onde Domingos Filho esteve presente e fez um discurso que está gerando polêmicas. Mesmo sabendo das condições que Hellosman está inelegível por causa de pendências na justiça, e no momento ser ficha suja, Domingos Filho garantiu que o ex-prefeito será candidato.

Para endossar a sua fala, Domingos filhos citou o exemplo do atual gestor do município do Barro, Marquinélio Tavares, que concorreu às eleições em 2016 e ganhou, mas só pôde assumir no dia 05 de abril de 2017, quando já tinha passado um pouco mais de 03 meses da gestão. Ele tinha pendência na justiça que foi solucionada com auxilio do ex-governador.

Assinta ao vídeo:

Devido ter contas desaprovadas quando era prefeito em Milagres, Hellosman responde pela Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor desde 2010. A lei veta a candidatura de indivíduos envolvidos em crimes eleitorais; abuso de autoridade; contra a administração pública, o patrimônio privado, o sistema financeiro e o mercado de capitais; compra de votos; doações ilegais; prática e organização criminosa, bando ou quadrilha; tráfico; crimes hediondos; tortura; terrorismo; lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos e valores; entre outros.

O Portal OKariri consultou alguns advogados especialistas no assunto, todos foram unânimes em afirmar que Domingos Filho terá muito trabalho para tornar Hellosman Sampaio elegível, fato esse que é considerado pois o caso é mais complicado que o de Marquinélio Tavares.

Advogados especialistas no assunto declararam que a situação de Hellosman é muito mais difícil de resolver do que a de Marquinélio, e ainda lembram que pode ficar pior, pois o ex-gestor tem 02 contas desaprovadas e uma outra, também com parecer desfavorável pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado, que pode ser apreciada pela câmara de vereadores de Milagres ainda este ano. Caso essa última também seja desaprovada pelos parlamentares, a situação de Hellosman ficaria ainda mais difícil, pois se tornaria inelegível por oito longos anos, contando a partir do momento que ela fosse votada (caso seja desaprovada pela casa legislativa).

Uma coisa é certa, a declaração de Domingos Filho meche com a política em Milagres, quem apoia Hellosman ficou empolgado, quem não apoia fica com uma pulga atrás da orelha, mas a maioria não acredita em reversão da situação.

Os principais questionamentos que são feitos a respeito do caso são se isso é possível, pois como ficariam outros políticos no Brasil inteiro que passam pela mesma situação? O ex-prefeito tentaria a reeleição através de liminar, como ele já fez anteriormente, ou se a situação seria resolvida de fato e ele sairia da lista dos fichas-sujas?

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Está protegido !!
Fechar