- Publicidade -

Segue tudo indefinido: Tasso desiste de candidatura, mas PSDB fecha com PMDB

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (26), parecer sobre 75 emendas de Plenário e quatro emendas da comissão a projeto de resolução (PRS 17/09) que institui o novo Regimento Interno do Senado Federal (RISF). A votação da matéria estava prevista para esta quarta-feira, mas pedido de vista coletiva encaminhado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) levou o presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a adiar o exame da proposta por 15 dias.O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) teria revelado a aliados sua desistência à candidatura ao Senado, mas seu partido fechou o palanque no Estado com o PMDB, do senador Eunício Oliveira, o que pode prejudicar a reeleição da presidente Dilma Rousseff no Ceará. Após conversas com PSDB, PR e DEM, a composição para disputar o Estado ganha força com os seguintes nomes: Eunício, candidato ao Governo; o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), vice; e ao Senado será ocupado ou por Luiz Pontes (PSDB), Moroni Torgan ou Chiquinho Feitosa, ambos do DEM. Entretanto, lideranças já informaram que o anúncio oficial só será realizado durante a convenção a ser realizada no domingo, 29.

A informação circulou, inclusive, na imprensa nacional, mas conforme o jornal O Estado apurou, na prática, o cenário segue indefinido. Tasso tanto pode disputar o Senado quanto a vice de Aécio ou, até mesmo, ficar fora da eleição deste ano.

Jereissati é cotado para vice de Aécio, cujo nome deverá ser divulgado na próxima segunda-feira, 30. As articulações cearenses foram feitas, tendo Tasso como figura central, com o objetivo de garantir um palanque forte no Ceará para o candidato tucano à Presidência.

Agora, eles aguardam o anúncio dos nomes a serem apontados pelo governador Cid Gomes (Pros), que já formalizou apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Ontem, Cid cancelou a agenda externa e realizou reuniões fechadas com seu grupo político e liderança de diversos partidos.

Antes mesmo de fechado acordo entre PMDB e PSDB para a sucessão no Ceará, Ciro Gomes (Pros), irmão de Cid, disparou duras críticas contra Eunício Oliveira. Ciro o chamou de “riquinho”, “biruta de aeroporto” e “lambanceiro”. Acusou ainda o peemedebista de comprar as eleições no Estado e ainda criticou a aproximação de Eunício com Aécio Neves.

Na tarde de ontem, Ciro e o irmão caçula, o deputado Ivo Gomes (Pros), compartilharam uma imagem no Facebook tendo Riquinho, personagem dos quadrinhos, de um lado, dizendo “Eu quero, pq quero ser governador do Ceará”, e, ao lado, uma foto do presidente do Uruguai, José Mujica, com a seguinte citação atribuída ao uruguaio: “Há pessoas que adoram dinheiro e se metem na política. Se adora tanto dinheiro que se meta, então, no comércio, na indústria ou que faça o que queira…não é pecado. Mas a política é para servir ao povo”. (com informações das Agências).

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS