Yury e Eunício dividem o MDB e causam polêmicas na região do Cariri

   A disputa eleitoral deste ano, no Cariri, revela um racha dentro do MDB. Os deputados federais Yury do...

Design sem nome - 1

   A disputa eleitoral deste ano, no Cariri, revela um racha dentro do MDB. Os deputados federais Yury do Paredão (MDB) e Eunício Oliveira, presidente da sigla no Ceará, estarão de lados opostos, em pelo menos cinco municípios da região. Yury tem apostado em nomes fora do MDB, mesmo onde o partido disputa a cabeça de chapa. No município de Abaiara, o deputado deixou Mara Sampaio (MDB), apoiada por Eunício, e está com Ângelo Furtado (PT). Em Várzea Alegre, Yury fechou com a oposição do vice-prefeito Fabrício Rolim, que tem como candidata Luciana Rolim (PSB). Eunício apoia Flávio Filho, indicado do prefeito Zé Helder (MDB). A situação se repete em Araripe, onde Eunício apoia a reeleição do prefeito Cícero de Deus (MDB) e Yury fecha com o empresário Rodrigo Modesto (PSB). Em Missão Velha, Yury apoia a reeleição de Dr. Lorin (PSB), enquanto Eunício está com o ex-prefeito Diego Feitosa (MDB). Em Caririaçu, Eunício está com a candidata da oposição, Adriana Calixto (PSD), e Yury vai de Acácio Leite (PDT). E a disputa pode aumentar!

Definição em Milagres coloca PT contra PT

   As definições para a disputa pela prefeitura de Milagres geraram uma situação inusitada: colocou o PT como oposição ao governo do próprio PT. A desistência do prefeito Cicero Figueiredo (PT), em disputar à reeleição, empurrou o vereador Jorge Henrique (PT) a ser declarado como vice de Abraão Sampaio, oposição assumida ao governo de Figueiredo. Jorge tem o apoio e o aval da direção estadual do partido. Por sua vez, Figueiredo declarou apoio a Anderson Eugênio (MDB), seu vice no atual mandato. Anderson terá Elisangela Crisóstomo (PDT), mulher do ex-prefeito Lielson Landim, como vice, conseguindo quebrar, inclusive, a resistência do presidente nacional da sigla, deputado André Figueiredo.

Disputa em Santana do Cariri longe de esquentar

   A disputa pela sucessão em Santana do Cariri está fria. É o que avalia a população do Município. Mas, o esfriamento tem motivação: a primeira é a direção da gestão do prefeito Samuel Werton, totalmente focada na conclusão do monumento e do santuário de Benigna Cardoso, além de várias outras obras. O movimento inibe críticas, tudo confirmado em pesquisas internas. A oposição, liderada pelo ex-vereador Pedro de Gerson (MDB), sabe dos números e acaba recuando em ações contrárias a gestão. Pedro de Gerson tenta se viabilizar, por meio de reuniões dos seus pré-candidatos a Câmara, mas sente dificuldade para conversar com outras lideranças e a população. O cenário é muito favorável ao prefeito Samuel.

Dodó perde apoio familiar para reeleição

   O prefeito Dodó de Neoclides (PSB) não consegue convencer nem seus familiares, sobre a viabilidade da sua reeleição. Recentemente, o prefeito viu seu núcleo familiar desmoronar politicamente. O primo Laerte, que desistiu da disputa a vereador, foi o primeiro a deixar a base e declarar apoio a oposição, liderada pelo ex-prefeito Rondilson Ribeiro (PT). Já tinham declarado apoio ao petista, a irmã de Dodó, Doravanir, e o sobrinho Fernando Dionísio. As adesões a Rondilson enfraquecem Dodó, e a situação pode piorar. A gestão de Dodó tem sido bombardeada com denúncias que geram operações policiais e que motivam o fraco desempenho em pesquisa internas. Dodó aposta tudo no apoio do PCdoB e PV, para inviabilizar Rondilson. Articuladores garantem que a mudança é questão de dias.

Enquanto isso…

   Em Abaiara, o professor Angin (PT) continua agregando lideranças. Desta vez, o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) declarou apoio ao petista, que faz oposição ao prefeito Afonso Tavares (PT). Para receber Guilherme, Angin esteve ao lado do pré-candidato a vice, vereador Ricardo Leite, dos vereadores Manoel Alves, Deda Jó e Bilu, além do ex-prefeito Zezinho. Guilherme é forte liderança regional.

   Em Aurora, depois de muitas baixas, o prefeito Marcone Tavares (PT) conseguiu um apoio de peso. Marcone deve contar com o ex-prefeito Carlos Macedo (PSB) no palanque da reeleição. Marcone e Carlos têm aparecido juntos, sistematicamente, em eventos políticos – no município e na região – e nenhum nega a aproximação. Carlos estava conversando com o ex-prefeito Adailton Macedo (MDB).

Fonte: Jornal do Cariri

LEIA TAMBÉM