Bolsonaro denunciado pela PGR por tentativa de golpe de Estado: o que acontece agora no STF

Bolsonaro nega que tenha planejado um golpe de Estado....

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado criminalmente nesta terça-feira (18/2) pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusado de ter liderado um suposto plano de golpe de Estado após ter perdido a eleição de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Agora, a Primeira Turma do Superior Tribunal Federal (STF), formada por cinco membros da corte, vai analisar se aceita a denúncia e abre um processo contra o ex-presidente — mas não há um prazo para essa decisão.

Integram essa Turma os ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

A PGR pede que Bolsonaro responda pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Outras 33 pessoas foram denunciadas com ele, incluindo seu ex-ministro da Casa Civil, general Braga Netto, que concorreu a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022.

A defesa de Braga Netto classificou a denúncia de “fantasiosa” e reclamou de violações de direitos nas investigações.

Ele é acusado de ser um dos integrantes do “núcleo crucial da organização criminosa”, de onde teriam partido decisões e ações do plano golpista.

Bolsonaro nega que tenha planejado um golpe de Estado.

Acompanhe a matéria completa.

Escute:

LEIA TAMBÉM