DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Algodão produzido em Milagres-CE, volta a ser destaque; relembre as Industrias Collins

algodão
Imagem ilustrativa/Google

O chamado “Ouro Branco”, como é conhecido o algodão, produzido em Milagres-CE, foi destaque a nível nacional nessa segunda-feira (10/09), no Jornal Hora 1 da TV Globo.

A reportagem destacou que a cultura já foi uma das mais importantes do nordeste, e que havia sido deixada de lado há décadas, por causa da praga do “bicudo”. A reportagem mostrou a colheita de algodão realizada no município e destacou que essa é a segunda feita esse ano no estado, ação e resultado de um trabalho feito pela Secretaria de Agricultura do Estado.

okariri
Segundo “Zé Maria”, Gerente local da Ematerce, em Milagres foram plantados este ano cerca de 100 tarefas de algodão no Sítio Lagoa do Mato, e a perspectiva e que com o avanço do projeto e com as novas tecnologias, esse numero aumente nos próximos anos.

Prédio das Indústrias Collins SA nos anos 1970. | Foto: do Acevo de Milagres.

O município de Milagres viveu nas décadas de 60 a 80 uma época de “ouro”, quando a cultura do algodão estava no auge, nessa época o que predominava na região eram os grandes plantios da cultura, foi justamente nesse período que foi instalado no município, no dia 26 de março de 1943 as Industrias Collins SA, tinha como propósito ajudar no incentivo ao plantio e a compra e revenda do algodão produzido na região. A indústria era dirigida por Antenor Ferreira Lins, José Amaro Nicodemos Neto, Lacordaire Lins e José Alves Landim.

Confira a Vídeo do Hora 1

 

Sampaio Odonto
Arte/OKariri
Tags
Ver Mais

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 6 =

Close