DestaquesMilagresTV - OKARIRIÚltimas Notícias

Artista milagrense participará de Exposição internacional; saiba mais

Bagaceiro seco e os meninos (2020), Jaildo Oliveira, técnica colagem digital 106 x 60 cm.

O cineasta e artista Jaildo Oliveira teve três trabalhos artísticos selecionados para compor uma exposição no exterior. As obras foram submetidas ao processo seletivo do edital lançado pela Agence Wally, e serão expostas na mostra “Cultura caririense, naturaleza y sustentabilidad”, no salão Mi Lugar, em Buenos Aires, Argentina, em janeiro de 2021.

Jaildo Oliveira (Arquivo pessoal do artista).

As imagens elaboradas por Jaildo, intituladas, “Persistência da Saudade” (2020), “Transcendência” (2020) e “Bagaceiro seco e os meninos” (2020) foram desenvolvidas a partir da técnica de colagem digital e todas têm as mesmas dimensões 106 x 60 cm.  Estas obras são um recorte da série MEMÓRIAS DA INFÂNCIA – [engenho], composta por dez imagens que misturam fotografias e fragmentos de pinturas da História da Arte nacional e internacional.

A série é considerada uma autobiografia do artista milagrense. A partir de suas lembranças de quando criança, Jaildo Oliveira recria o universo poético inspirado em suas vivências no engenho de cana do seu avô, se apropriando e citando obras de pintores consagrados como, René Magritte, Cândido Portinari, Evard Munch, Van Gogh e Salvador Dali.  A narrativa visual remonta o cotidiano do engenho, localizado no sítio Cajuí, no município de Milagres, no interior do Ceará, no período de moagem, em seus tempos áureos. Segundo o artista, trabalho é uma homenagem ao engenho de sua família que neste ano completou 115 anos, em pleno funcionamento.

MEMÓRIAS DA INFÂNCIA – [engenho], em 2020, também foi contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte na categoria Artes Visuais, após concorrer com mais de mil trabalhos de artistas de todo Brasil.

Visualizar a série completa:

Atualizar mais Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo