A decisão do juiz, José Gilderlan Lins, que responde pela 69ª Zona Eleitoral de Aurora-CE, assinada nessa segunda-feira (18), determinou a cassação do prefeito reeleito no município, Marcone Tavares de Luna (PT) e da vice-prefeita Glória Maria Ramos Tavares (PSB). As principais causas estão o abuso de poder político e econômico no pleito.
O magistrado entendeu que entre as irregularidades estão o uso indevido do ente público em propriedades privadas para favorecimento eleitoral, além do aumento injustificado da folha de pagamento da prefeitura, a concessão de cargos públicos em troca de apoio político e a ampliação do programa de aluguel social sem justificativa legal prévia.
A decisão ainda cabe recurso, mas levanta-se a hipótese de uma nova eleição no município, caso os envolvidos não provem inocência nas próximas instâncias. O prefeito Marcone se diz surpreso, confira o pronunciamento oficial:
PRONUNCIAMENTO OFICIAL
O Dr. Carpegiano Gonçalves se manifesta sobre a recente decisão judicial a respeito da ação contra as eleições de 2024. ⚖️📜
Surpreende-nos essa decisão, especialmente após o Ministério Público ter afirmado que não há nenhuma irregularidade, prova ou mácula contra a eleição e contra nosso representado. ✅🔎
Mas seguimos firmes! 💪🏽 Já estamos recorrendo para uma instância superior, confiantes na justiça e na verdade! ⚡⚖️
Com fé em Deus e compromisso com o povo de Aurora, seguimos em frente!