Brejo SantoDestaquesÚltimas Notícias

Brejo Santo – Ce: Crede 20 realiza etapa regional do Ceará Cientifico; confira detalhes

No próximo dia 21 de novembro, na EEEP Balbina Viana Arrais, em Brejo Santo, acontecerá a Etapa Regional do Ceará Científico 2019 da CREDE 20. O objetivo deste evento é estimular a pesquisa científica na educação básica e disseminar os trabalhos produzidos por alunos e professores das escolas públicas estaduais e municipais da nossa regional.

Foto: Divulgação

Desde o início do ano de 2019, os professores e alunos se preparam para a realização deste momento, mais de 20 escolas estaduais e municipais participam da etapa regional. Ao todo já somam mais de 70 projetos inscritos nas oito categorias desde evento, são elas:

  • Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental
  • Ciências e Engenharia
  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Aplicações
  • Matemática e suas Aplicações
  • Robótica, Automação e Aplicação das TICs
  • Educação Ambiental
  • Expressões Artístico-Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental.

Durante todo o dia 21, serão apresentados os projetos, em forma de banners e apresentações artístico cultural, que foram selecionados na etapa escolar. Para o professor Alessandro Cury (UFCA), um dos avaliadores dos projetos de 2019, “quando se tem alunos estimulados à pesquisa, se tem efetivamente pessoas que vão conceber a ciência de um outro ponto de vista. Neste sentido, estimular a prática da pesquisa científica no Ensino Básico é de grande importância. ”

No ano de 2018, a CREDE 20 subiu no pódio de melhores do Ceará duas vezes e a professora Edilania, da EEF Maria Núbia na cidade de Jati, que orientou o projeto que foi segundo lugar na categoria Pesquisa Junior, relata esta experiência “Um trabalho científico com adolescentes é sempre desafiador. Mas, sinto-me renovada sempre que vivencio essas experiências.  Ver que o processo de aprendizagem ocorreu de forma efetiva e que os alunos foram os protagonistas é o que enche meu peito de orgulho.  Daí ver que todo esforço e dedicação foram reconhecidos é maravilhoso. Indescritível.  O brilho nos olhos desses alunos, o sorriso de satisfação são as melhores recompensas”

Após as etapas regionais, em todo o Ceará, os projetos campeões de cada categoria participam da etapa estadual, em Fortaleza.

Texto: Licaon Rocha – Articulador do Protagonismo Estudantil da CREDE 20

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Está protegido !!
Fechar