Na terça-feira (11.09), a Associação de Pais e Amigos do Autista de Brejo Santo-Ce, solicitou, por meio de ofício, ao Reverendíssimo Padre Arnaldo Pereira, da Matriz Católica de São Francisco de Assis, “que não sejam usados fogos de artifício com estampido nas festividades da Matriz”, que estão previstas para acontecerem no período de 24 de setembro a 04 de outubro.

Tomando como exemplo, na quinta-feira (21.09), a Associação de Pais e Amigos de Crianças Especiais de Mauriti (APACE), também entregou ofício ao Padre Ronaldo, da Igreja Matriz da Imaculada Conceição, solicitando também que não sejam utilizados fogos barulhentos durante as festividades religiosas da igreja católica.
A ação foi realizada com a presença de Denkeny Pires, presidente da APACE, de Mara Nóbrega, Monaíza Cunha e seu filho João, representando as crianças especiais. O Padre Ronaldo se comprometeu a encaminhar o ofício à Diocese para avaliação.
As igrejas católicas dos municípios estão fazendo as suas partes, inclusive, a expectativa é que a solicitação seja considerada pelo Bispo Dom Magnos Henrique.
Mas, vale ressaltar que as festividades de final de ano se aproximam, além do próximo ano ser ano político e nessas e outras ocasiões costumam-se “soltar” muitos fogos com estampido. Você não acha que deveria ter uma lei proibindo fogos de artifício nos municípios, e quem sabe até no Estado do Ceará? Com a palavra os Legisladores.
Assista à matéria
Vale lembrar que algumas crianças com Transtorno do Espectro autista (TEA), sofrem com a hipersensibilidade, ou seja, elas têm dificuldade de controlar a quantidade de estímulos que tentam processar ao mesmo tempo. Dessa forma, quando expostas ao barulho e luzes dos fogos de artifício com estampido, tudo se torna ainda mais intenso, sobrecarregando seus sistemas sensoriais. Os fogos barulhentos também prejudicam muitos animais, pois eles são sensíveis ao som alto e repentino do fogo de artifício. O barulho também pode assustar e irritar animais de estimação, animais selvagens e até mesmo animais de fazenda. Isso pode causar estresse, ansiedade e até mesmo ferimentos em alguns casos.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos, basta clicar AQUI e escolher.