Em pleno Novembro Azul, que é o mês de campanha de conscientização sobre a prevenção de câncer de próstata, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou um recado direto para os homens. Durante a live “Conversa com o presidente”, nesta terça-feira, o petista pediu para o público masculino, acima dos 40 anos de idade, “ter coragem” e “criar juízo” para fazer o exame de toque.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 71 mil casos novos de câncer de próstata estão previstos para o triênio 2023-2025 no Brasil. O exame de próstata é feito por meio de exame de toque retal (ânus).
Segundo especialistas, o teste é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata.
“Muito pior do que o médico dar um toque, é você morrer por uma doença, que você poderia curar”, disse Lula. Em seguida, o presidente pediu para emissoras de televisão, rádio e jornais publiquem instruções sobre o exame de próstata em reportagens e programas.
Assista:
Quer receber nossas notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos, basta clicar AQUI e escolher.