DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Especial Festa de Agosto: Doca Zacarias “Tesouro Vivo” da nossa cultura

Seu Doca
Arte/OKariri/Imagens/Google

Um conjunto de saberes oriundos da interação coletiva que reúne elementos e tradições culturais, associadas à linguagem popular e oral. Essa é uma das definições da cultura popular. Portanto, folclore, artesanato, música, dança, festas, literatura, teatro, culinária, religião, e outros saberes e manifestações populares compreendem o rico acervo cultural do nosso povo.

Uma das maiores manifestações populares em atividade na cidade de Milagres é o grupo de Congos Nossa Senhora do Rosário. A congada é um folguedo remanescente das festas de coroação de Reis Negros, que incluem além do cortejo e da coroação, a rememoração de batalhas, brincadeiras e a devoção a Nossa Senhora do Rosário.

okariri
Em Milagres o Mestre da Cultura Popular do Estado do Ceará Raimundo Zacarias, popularmente conhecido por “Doca Zacarias”, se distingue no acervo folclórico local, por manter acessa a rica história bicentenária do Grupo de Congos do Município, e por manter viva as manifestações artísticas populares.

O Sr. Raimundo Zacarias nasceu no dia 18 de setembro do ano de 1929, no município de Milagres/CE, filho de Zacarias Mateus de Alencar e Joaquina Maria da Conceição. Desde jovem, demonstrou atenção especial pelos costumes populares do lugar, acompanhando seu pai, nas apresentações públicas do Grupo de Congos e tornando-se membro logo aos oito anos de idade.

Congos
Foto: OKariri

De origem humilde e ligado à agricultura de subsistência, teve no seu pai e no seu avô, verdadeiros incentivadores de sua dedicação pelas manifestações folclóricas. Em 1952, quinze anos após adentrar no Grupo, assumiu a liderança, após seu pai ser acometido de problemas de saúde. A ele, seu “Doca Zacarias”, como é popularmente conhecido, prometeu dar continuidade a obra cultural da família.

De fato até hoje, seu Raimundo Zacarias continua liderando com coragem e afinidade as tradições culturais do Grupo de Congos do Município de Milagres, que possui mais de duzentos anos de história. Devido ao vasto conhecimento e dedicação as tradições populares, seu Raimundo Zacarias goza de grande prestígio junto à comunidade local, reconhecedora do seu potencial artístico-cultural.

Em 2004 a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará-SECULT, lançou o edital Tesouros Vivos da Cultura, sendo então uma oportunidade de inscrever o representante da congada milagrense. O projeto foi elaborado e redigido por Hivantuyl Rodrigues, que na época era o Secretário de Cultura de Milagres. A inscrição e o projeto foram enviados para a Coordenadoria de Patrimônio Histórico Cultural-Divisão do Patrimônio Imaterial no dia 29 de janeiro de 2004.

Segundo dados publicados pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, foram selecionados 12 nomes de um total de 100 nomes inscritos, sendo eles: Meste Aldemir – Reisado – Crato; Mestre Juca do Balaio – Maracatu – Fortaleza; Maria Cândido – Artesanato em Barro – Juazeiro do Norte; Mestre Miguel – Banda Cabaçal – Juazeiro do Norte; Doca Zacarias – Congada – Milagres; Mestre Panteca – Boi-bumbá – Sobral; Mestre Bigode – Maneiro-pau – Juazeiro do Norte; Raimundo Aniceto – Banda Cabaçal – Crato; Lúcia Pequena – Cerâmica em Barro – Limoeiro do Norte; Walderedo – Xilogravura – Crato; Joaquim Mulato – Penitente – Barbalha; Margarida Guerreira – Reisado-mestre Guerreira – Juazeiro do Norte.

Os selecionados tiveram seus nomes incluídos no Livro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará, nos termos na Lei n° 13.351, de 22 de agosto de 2003.

Todos os Mestres recebem do estado um benefício vitalício em virtude do conhecimento e técnicas necessárias para a produção e preservação da cultura tradicional popular.

O tempo marca 89 anos de vida do Mestre Doca Zacarias, porém, o nosso mestre continua liderando o Grupo de Congos Nossa Senhora do Rosário de forma incansável e heroica, cultivando a cultura como arte e saber comum.

Por Hivantuyl Rodrigues

Arte/OKariri
Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Fechar