- Publicidade -

Mauriti é o 2º município do Ceará com mais ações por fraude à cota de gênero

Mauriti é o segundo município cearense com mais ações ajuizadas por fraude à cota de gênero: são três investigações aguardando decisão judicial. Os partidos alvos dessa ação são Pros, DEM e PDT. Todas tramitam na primeira instância.

Câmara de Vereadores de Mauriti – Foto: Divulgação

O promotor eleitoral Leonardo Marinho, que responde pela Promotoria Eleitoral de Mauriti, explica que as fiscalizações em torno das candidaturas femininas fictícias têm sido intensificadas. Contudo, as ações ajuizadas pela Promotoria de Mauriti ainda não caminharam. “Não tem juiz titular, assim como não tem promotor titular, então não teve tempo hábil para julgar”, explica.

O presidente do diretório municipal do Pros em Mauriti, Felizardo Barbosa, informou que a candidata citada no processo participou de atividades de campanha do partido e desistiu poucos dias antes do dia da votação, não deixando tempo hábil para que o partido pudesse fazer a substituição.

“A gente não pode fazer nada, não tem uma lei que obrigue a pessoa a ir até o fim da campanha”, argumentou. Segundo ele, a candidata não recebeu recursos do Fundo Partidário – assim como os outros candidatos do partido no município. Por conta disso e de problemas pessoais, preferiu desistir da candidatura.

O diretório estadual do Pros informou que irá abrir  sindicância para apurar os fato e, se necessário, “expulsar dos quadros”.

Não houve resposta, até a publicação desta reportagem, dos partidos DEM e PDT.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou, pelo menos, 16 ações por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020 para vereador(a) no Ceará. Os processos investigam indícios de que partidos apresentaram candidaturas de mulheres apenas para cumprirem a legislação, mas não houve participação efetiva na campanha eleitoral. Os processos podem alterar a composição de 12 Câmaras Municipais no Estado.

*Com Informações do Diário do Nordeste

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

MAIS POPULARES