Milagres-Ce: Caminhada da Sec. Saúde conscientiza contra o Aedes aegypti

Com o tema “Saúde em Ação, não dê folga para o Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde do Município...

Ações simples podem acabar com os focos do mosquito Aedes. Precisamos de todos nessa luta. | Foto: OKariri

Com o tema “Saúde em Ação, não dê folga para o Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde do Município de Milagres-Ce realizou nessa quarta-feira (22/fev) uma caminhada de conscientização contra as Arboviroses. Os participantes distribuíram panfletos, sacos de lixo e falavam palavras de ordem, com o intuito de conscientizar a população ao combate do mosquito transmissor de quatro doenças: Aedes aegypti, Zika vírus, Dengue, Chikungunya e febre amarela.

Ações simples podem acabar com os focos do mosquito Aedes. Precisamos de todos nessa luta. | Foto: OKariri

Estiveram presentes na ação, além do secretário de Saúde Dr. Jorge Samuel, a secretária adjunta Leilane Dantas Varela, o prefeito Lielson Landim, a primeira dama Elisângela Crisóstomo, o secretário de esporte Moisés Moreno Rolim filho, o secretário adjunto de Cultura e Turismo Francisco Ariel Pereira Belém e, representando a Câmara de Vereadores, o parlamentar Geraldo Neto.

Veja fotos da caminhada:

O que é Arboviroses?

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos) – Fonte: Minha Vida.

Combate ao Aedes aegypti:

Ações simples podem acabar com os focos do mosquito Aedes. Precisamos de todos nessa luta.

Faça a sua parte!

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

5 – Não deixe a água de a chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.

6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 – Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 – Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.

12- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.

Combata o mosquito da Dengue, pois ele também transmite a chikungunya e o zika vírus.

LEIA TAMBÉM