DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Milagres-Ce: Conheça “Seu Assis” do Sítio Taboquinha, o poeta, repentista e contador de histórias; veja vídeo

Francisco Assis dos Santos, mais conhecido como “Seu Assis”, nasceu em 26 de setembro de 1934, vindo de uma humilde família do interior Caririense, o filho mais novo entre os quatro irmãos e, apesar das dificuldades que teve que enfrentar durante sua vida, sempre lutou com garra para ajudar os pais e realizar seus sonhos. Na comunidade do Sítio Taboquinha onde cresceu e criou os filhos, Seu Assis é carinhosamente chamado por muitos de poeta agricultor.

Desde os 8 anos de idade, já começou a trabalhar na roça para ajudar no sustendo da casa e, como na época as coisas eram difíceis, acabou não frequentado a escola. Entre o trabalho na roça e o desejo de frequentar uma escola, Seu Assis sempre carregou consigo um grande sonho, o de aprender a tocar violão, e como o mesmo diz “inteligência é um dom de Deus”. A persistência e a força de vontade o levaram a aprender a tocar o instrumento sozinho e, junto com essa habilidade, veio também o gosto pela poesia, as quais “são escritas na mente” e sempre tratam acontecimentos verídicos que marcaram sua vida.

Casado com a Dona Josefa Bezerra dos Santos há 44 anos, é pai de 5 filhos, avô amado por 10 netos e, aos 81 anos de idade, e 73 de roça, ainda tem muita força e disposição para plantar. Neste ano, como em tantos outros, esperou a chuva e assim que ela chegou começou a cultivar milho e feijão, cuidando da terra com muito amor e carinho para que ela lhe rendesse bons frutos. E assim aconteceu! Limpou, aradou, plantou e, segundo sua estimativa, irá colher 5 sacos de feijão.

Ao ser questionado sobre qual teria sido o momento mais difícil de sua vida, seu Assis respondeu, “foi quando ainda eu era solteiro e tinha uma irmã minha casada e com filhos. Nesse tempo as coisa era muito difícil e tive que trabaiá muito para poder ajudar a criar meus sobrinho, mas, graças a meu bom Deus, coragem nunca me faltou e nunca há de faltá e, mesmo com tanta dificuldade, aos poucos as coisas iam se ajeitando. Nois podia tê pouca coisa em casa, mas tinha o maior, que era a fé em Deus e o amor pela famía”.

Seu Assis disse ser um homem realizado, mas ainda falta concluir o último sonho que ainda tem em sua vida, que é o de gravar um CD para deixar registradas as sua poesias.

Veja o vídeo abaixo, Seu Assis cantado suas poesias:

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Está protegido !!
Fechar