DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Milagres-CE: Estamos em “Guerra”! Um Mosquito Não Irá Parar Uma Cidade

Faça sua parte! Não deixe o mosquito Aedes aegypti se proliferar.

Mosquito Aedes aegypti – Ainda não foi o suficiente para garantir um bom inverno, mas ultimamente tem chovido não só em Milagres, como também em toda região do Cariri cearense. Com a chegada da pré-estação chuvosa, mesmo que isolada, aumenta-se o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Mosquito Aedes aegypti
Foto: Divulgação

Por isso, a Secretaria da Saúde do município, através do Comitê de Combate e Prevenção das Arboviroses, vem orientando a população e realizando uma série de ações, tudo com intuito de reforçar o alerta à população para redobrar os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, chikungunya e zika.

Em 2017 Milagres entrou na lista dos municípios que estiveram sob o risco de epidemia e este ano queremos fazer diferente, mas, frases de efeito como “É preciso não deixar o mosquito nascer”, “Sinal vermelho para a dengue” ou “Um mosquito não pode parar um país”, além de panfletos, caminhadas e outras ações, só surtirão efeitos, de fato, se a população ajudar.

okariri

 

O Portal OKariri também entra nessa “guerra” e convoca todos os leitores para combater mosquito Aedes aegypti.

FAÇA A SUA PARTE E NÃO DEIXE O MOSQUITO SE PROLIFERAR!

Importante saber

A fêmea põe os ovos e no primeiro contato com gotinhas de água eclodem, viram larvas, pupas e depois o mosquito adulto. Tudo isso muito rápido. Com as condições de temperatura e umidade do Ceará, em oito dias o ovo, em contato com água, vira mosquito adulto e sai.

Importante fazer

Separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na rua somente no horário de coleta, evitando o acúmulo de resíduos em locais públicos como calçadas, praças, meio-fio é um dos principais cuidados para manter a saúde individual e coletiva. Até mesmo uma tampinha de refrigerante, um simples copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar um criadouro do mosquito.

Limpar as calhas, tampar e vedar bem quaisquer recipientes que podem acumular água, como potes, pneus, barris e caixa d’água, que deve ser mantida limpa, por exemplo, são outras importantes ações que, se realizadas regularmente, evitam focos do mosquito Aedes aegypti. Atitudes fáceis e que ajudam na prevenção e no controle do mosquito.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar