DestaquesMilagresSaúdeÚltimas Notícias

Milagres-CE: “Estamos vencendo!” Casos notificados de dengue caem de 1.149 para apenas 13 em 2018; confira

dengue
Mosquito Aedes aegypti é vetor de três arboviroses: dengue, chikungunya e zika. (Foto: Paulo Whitaker / Reuters )

O município de Milagres-CE, esta em constante guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Para vencer a batalha, são realizadas constantemente ações por parte da Secretaria da Saúde do Município, através do Comitê de Combate e Prevenção das Arboviroses.

Os boletins comprovam que a luta está dando resultados. Segundo o relatório divulgado pela Secretaria de Saúde, atualizados no último dia (22/10), no mês de outubro não foi notificado nenhum caso de dengue no município de Milagres.

Os dados referentes a 2018 mostram um avanço significativo e positivo no combate ao mosquito, se comparados ao ano de 2017.

No ano passado, de janeiro a outubro, foram notificados 1.149 casos de dengue, no mesmo período em 2018 foi notificado apenas 13 casos, uma redução de 1.136 casos.

okariri
A responsável pela Coordenação da Vigilância em Saúde, Dra. Monísya Oliveira acredita que o fruto de um trabalho em conjunto, entre o poder público e a população resulta de forma positiva nos resultados desejados. “Estamos vencendo, e isso é motivo de muita alegria!”, comemorou.

Já a Secretária de Saúde Leilane Dantas atribui o sucesso da batalha as politicas públicas adotadas pelo gestor municipal de manter a cidade limpa, de valorizar, capacitar, e proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da área, e a conscientização dos munícipes. “Hoje a população está mais consciente, se não fossem eles, o nosso trabalho não teria resultados tão satisfatórios”, pontuou.

Leilane aproveitou a oportunidade de falar com o OKariri, para fazer um chamando para que todos continuem na batalha; “há muito o que comemorar e agradecer, só que, para que possamos continuar festejando, é preciso que todos os que moram nesse município continuem colaborando. E da nossa parte, enquanto servidores, nós continuaremos engajados em espantar o Aedes aegypti para longe das nossas vidas. Vamos a luta!”, concluiu.

CONFIRA OS NÚMEROS NA PLANILHA ABAIXO

Dados da Dengue em Milagres 2017

Dados da Dengue em Milagres

Portal OKariri também entra nessa “guerra” e convoca todos os leitores para combater mosquito Aedes aegypti.

FAÇA A SUA PARTE E NÃO DEIXE O MOSQUITO SE PROLIFERAR!

Importante saber

A fêmea põe os ovos e no primeiro contato com gotinhas de água eclodem, viram larvas, pupas e depois o mosquito adulto. Tudo isso muito rápido. Com as condições de temperatura e umidade do Ceará, em oito dias o ovo, em contato com água, vira mosquito adulto e sai.

Importante fazer

Separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na rua somente no horário de coleta, evitando o acúmulo de resíduos em locais públicos como calçadas, praças, meio-fio é um dos principais cuidados para manter a saúde individual e coletiva. Até mesmo uma tampinha de refrigerante, um simples copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar um criadouro do mosquito.

Limpar as calhas, tampar e vedar bem quaisquer recipientes que podem acumular água, como potes, pneus, barris e caixa d’água, que deve ser mantida limpa, por exemplo, são outras importantes ações que, se realizadas regularmente, evitam focos do mosquito Aedes aegypti. Atitudes fáceis e que ajudam na prevenção e no controle do mosquito.

Redação do Portal OKariri/Alecx Silva

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Está protegido !!
Fechar