- Publicidade -

Milagres-Ce: Germano fala sobre as polêmicas que envolveram a eleição do Sindicato Rural; Escute o áudio

No domingo (26/mar) aconteceu um fato inédito para os sócios do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares de município de Milagres-Ce. Nesse dia, deveria ter sido escolhida a equipe que administraria a instituição pelo período de quatro anos (29 de maio de 2017 a 29 de maio de 2021), porém, a eleição foi anulada.

A sede do Sindicato foi muito movimentada durante o dia da eleição | Foto: OKariri

Segundo o documento o qual o Portal OKariri teve acesso, a anulação da eleição se deu por conta de muitas sessões terem encerrado as atividades antes do horário limite das 16 horas, contrariando assim, o artigo 19ª do regimento interno (sindicato). Outro fato que teria causado o adiamento da votação sindical, foi à subtração de algumas urnas, segundo o documento, feito por pessoas alheias ao processo e sem a permissão da comissão e nem das chapas concorrentes.

Desde então, surgiram vários comentários. Com o intuito de esclarecer os fatos, Germano dos Santos, conhecido como “Germano do Sindicato”, ele que também é candidato a presidente pela CHAPA 02, procurou a reportagem do Portal OKariri para prestar esclarecimentos do ocorrido.

Abaixo você lerá uma síntese da entrevista e, em seguida, poderá escuta-la na íntegra. Mas antes, é importante frisar que o Portal OKariri procurou o Sr. Edmilson Agostinho dos Santos, atual presidente e também candidato pela CHAPA 01 para falar sobre o assunto, agradeceu e disse que não se interessava pela entrevista.

Síntese da entrevista com Germano

Germano pede desculpas e esclarece sobre a anulação da eleição. Em sua fala ele esclarece que a comissão eleitoral deveria ter divulgado as litas de pessoas aptas a votar, até 05 dias antes do pleito e, segundo ele, isso não aconteceu. Germano afirmou que as relações só foram distribuídas no dia das eleições. O candidato disse ainda que “esse não foi o fator principal” para a anulação das eleições, para ele o fator principal foi a não colocação de nomes de associados aptos a votar nas relações dos votantes. Para que o associado possa, votar ele precisa estar em dias com as mensalidades, inclusive, as mensalidades são feitas em cobranças em blocos de anotações e esses deveriam ter sido prestado contas até o dia 24 de fevereiro de 2017.

“A comissão eleitoral não foi escolhida para defender nenhuma das chapas” – Germano do Sindicato.

Associados em dias

Segundo Germano, muitos associados que estavam em dias com as mensalidades e prestação de contas não encontravam seus nomes nas sessões de votação. Por esse motivo, muitos se revoltaram, pois tiveram seções que chegaram a faltar até 100 nomes. De posse de uma relação de seções, Germano disse provar os descasos ocorridos na eleição e citou, como exemplo, as seções do Sitio São Tomé onde são aptos a votar mais de 100 eleitores e constavam apenas 26, Sitio Nazaré onde são aptos aproximadamente 143 eleitores e estava inscritos apenas 63, Sitio Água Vermelha estavam aptos 173 e constavam 286. Para ele, esses números são “controversos”, havendo inclusive, nomes duplicados, enquanto nomes de pessoas que estavam em dias não constavam, e relatou também a presença de nomes de pessoas já falecidas constando na lista de votação.

Furto das urnas e informações falsas

Quando indagado sobre o furto das urnas e de possíveis ameaças, Germano responde que a subtração das mesmas foi feita pelos próprios associados que estariam revoltados por ter tido o seu direito de votar “subtraídos” e negou que “vândalos ou jagunços” tenham feito o rapto das urnas eleitorais.

O candidato presidente da chapa 02 ainda afirma que haviam pessoas que chegavam a seu local de votação e eram induzidas pelo “atual diretor do sindicato” a irem votar em outro local que não seria a sua sessão de votação. Falou ainda sobre aposentados que tem o direto de votar (voto facultativo) e também não constavam na lista de votantes.

Pedido para a chapa 01

Em suas considerações finais, Germano pediu que os representantes da chapa 01 também fizessem os seus esclarecimentos sobre o assunto. O portal OKariri deixa claro que entrou em contato com o representante da chapa 01, mas o mesmo preferiu não se manifestar, ainda assim, informamos que o espaço estará aberto se porventura vier a mudar de ideia.

Escute a entrevista na integra :

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS