DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Milagres-CE: Pessoas caem no golpe da falsa CNH e das Sandálias Havaianas; saiba mais

Golpistas criaram mais duas iscas para atrair usuários do WhatsApp para páginas web fraudulentas: uma inscrição falsa para a obtenção de uma (CNH) Carteira Nacional de Habilitação grátis, e o boato que as Havaianas estariam dando um par de sandálias grátis em site.

Golpe Whatsapp | Imagem Ilustrativa
Golpe Whatsapp | Imagem Ilustrativa

O golpe das sandálias Havaianas é mais antigo do que o da carteira de habilitação, mesmo assim ainda existem muitos usuários do WhatsApp em Milagres-CE que caíram na fraude e outros que ainda estão compartilhando os conteúdos. Um dos leitores do Portal OKariri afirmou para a nossa redação que chegou a compartilhar os seus dados pessoais para se inscrever no golpe da CNH, outra pessoas se empolgou para ganhar uma sandália Havaina e também caiu no golpe.

O OKariri dará algumas dicas no fim da matéria de como você não cair nessas chamadas correntes, as duas primeiras daremos agora: seja menos curioso e desconfie das ofertas milagrosas. Antes de continuarmos as dicas estaremos esclarecendo sobre esses dois assuntos mencionados.

GOLPE DA CNH

Segundo a PSafe, fabricante do antivírus de celular DFNDR, 270 mil brasileiros usuários que utilizam o DFNDR receberam o golpe em uma semana. A empresa estima que a fraude pode ter chegado a até três milhões de pessoas que não utilizam o produto.

A página maliciosa promete a inscrição no programa de “CNH social”, que cobre os custos envolvidos na obtenção do documento. Embora o programa de CNH social ou CNH popular exista, ele só está disponível em alguns estados e com restrições, mas é aí que a página fraudulenta começa a mentir: os golpistas escreveram que as “inscrições” valem para todos os estados e não mencionam nenhuma restrição sobre quem pode receber o benefício.

Para se “inscrever”, a vítima deve fornecer seu nome completo, data de nascimento e estado no qual reside. Após confirmar a inscrição e compartilhar a fraude com seus contatos, a vítima é levada a uma página no Facebook que já possui milhares de compartilhamentos e curtidas. A página traz informações sobre outros programas sociais, como o Bolsa Família. Tudo, porém, é falso e não tem qualquer ligação com canais oficiais do governo.

De acordo com a PSafe, o objetivo dos criminosos nesta fraude é coletar informações para aplicar novos golpes no futuro ou mesmo vender as informações pessoais das vítimas. Sendo assim, quem forneceu suas informações na página falsa deve redobrar a cautela para não cair nas fraudes que podem chegar.

HAVAIANAS GRÁTIS

Será mesmo que as Havaianas estão dando o mimo para quem compartilhar um link com alguns amigos? Não, né.

okariri
Ao observar o tal anúncio, já percebemos que se tratava de um golpe. Os motivos são praticamente os mesmos, colher dados ou invadir arquivos. O primeiro e mais relevante é que esse modus operandi é utilizado em todas as mensagens de phishing que usam como isca promoções falsas. Mesmo que você siga todos os passos, acaba sem nada no final.

Vale dizer que, se existisse alguma promoção real a respeito do assunto, ela seria feita em um site oficial das Havaianas e não em um site “genérico”, construído de forma amadora (aliás, como quase todos esses sites de promoções falsas) e com um domínio de final “.club”.

DICAS PARA NÃO CAIR EM FALSAS CORRENTES

  • Desconfie de mensagens que possuam erros ortográficos ou gramaticais e que peçam que você toque em um determinado link para obter alguma vantagem;
  • Evite responder mensagens que peçam que você encaminhe informações pessoais como: número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha etc;
  • Não opere a rede de mentiras. Evite os pedidos para repassar a mensagem;
  • Links sugeridos (e encurtados) são perigosos, podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de APKs não solicitados ou até arquivos executáveis .exe e plugins em caso de uso do WhatsApp Web, no computador;
  • Você não vai precisar pagar para usar o WhatsApp, que é um aplicativo gratuito. Evite cair nesse e em outros mitos que prometem recursos novos ou premium.

*Da redação do OKariri, com informações do G1 e Boatos.org e Tec Tudo.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + oito =

Fechar