DestaquesMilagresTV - OKARIRIÚltimas Notícias

Milagres-Ce: Prefeito Lielson apresenta balanço de 2019 e responde a questionamentos de vereadores

A Câmara de vereadores do Município de Milagres-Ce, depois de um recesso iniciado ainda no final de 2019 voltou as atividades na sexta-feira (07/fev), o prefeito Lielson Landim aproveitou o momento para felicitar os parlamentares, fazer um balanço da sua gestão durante o ano passado e ainda anunciar ações que deverão acontecer nesse ano de 2020.

Estiveram presentes no plenário Chico Abraão, funcionários públicos do primeiro e do segundo escalão da gestão, que assistiram ao vivo o prefeito também responder a questionamento dos vereadores.

Lielson também foi entrevistado pela nossa equipe e você pode assistir tudo isso na íntegra. (Abaixo segue um resumo do balaço apresentado pelo prefeito municipal).

Depois de destacar e enaltecer a importância e o papel fundamental da câmara municipal, Lielson lembrou da crise enfrentada pelo país. “Milagres, assim como os demais 5.569 municípios brasileiros, não poderia ficar intocável, em meio aos resultados nada animadores que vivenciamos nos últimos tempos”. – Disse.

Lielson mencionou as suas dificuldade no iniciou da gestão: “Mesmo com os resultados que são apenas de 2019, gostaria aqui de salientar o quanto foi difícil dar os primeiros passos”. – Comentou.

Confira agora um resumo do discurso do prefeito Lielson onde ele apresentou o seu Relatório de Atividades no ano de 2019.

Defesa Civil

Pois bem, nos direcionando aos resultados de todo o trabalho deste 2019, faço referência nesse instante, aos avanços que asseguramos na área da Segurança Pública e Defesa Civil, secretaria esta, criada em nosso governo e que nos tem assegurado a tranquilidade que vivenciamos com a redução drástica da criminalidade e do perverso mundo das drogas, assim como, a implantação de programas educacionais que tem revolucionado a vivencia cotidiana dos nossos jovens. Com muito esmero, garantimos 02 viaturas cedidas pelo Estado para emprego nas atividades da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito que muito em breve estarão em circulação no município. Fizemos a aquisição de novo fardamento padronizado para a Guarda Municipal, antes tão menosprezada e sem investimento algum, além de garantir o fardamento e EPIs para os agentes do DEMUTRAN.

ANTES DE CONTINUAR LENDO…

• Curta a nossa Fan Page: https://www.facebook.com/portalokariri/  

• Siga o nosso Instagran: https://www.instagram.com/portal.okariri/  

• Se inscreva em nosso canal: http://bit.ly/Youtube_d0_OKariri

O município adquiriu, através do DEMUTRAN, um aparelho Etilômetro e Decibelímetro, que tem auxiliado toda a equipe, na agilidade dos trabalhos a frente de perícias do trânsito, principalmente, quando do acontecimento de sinistros. Em parceria com as demais secretarias, estão sendo criados os conselhos comunitários, buscando uma maior aproximação com a população. Num aceno de respeito e valorização aos nossos mototaxistas garantimos além da distribuição de capacetes/coletes e estamos implantando neste ano a sua padronização com cor única e adesivação das motos. Da mesma forma, realizamos os investimentos para a padronização dos transportes alternativos e táxis com a efetiva adesivação e autorização de rotas. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, adentrou as nossas escolas com o programa de educação no trânsito, ministrando palestras sobre o trânsito, com a efetiva participação dos agentes do DEMUTRAN, e sobre drogas através da parceria com Policia Militar no programa PROERD.

Ainda dentro das ações desta importante pasta, comandada pelo autentico Tenente Georges Freitas, diversas operações foram deflagradas em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil do Estado, com a garantia do pleno estabelecimento da paz e da segurança para cada irmão e irmã milagrense. Quanto as perspectivas pra 2020, mais um compromisso que assumimos juntos aos nossos companheiros mototaxistas, estamos autorizando a construção e instalação de guaritas para as mototaxistas e para os transportes alternativos.

Cultura

Na área da cultura, a secretária Lucia Landim com sua agenda positiva, deu vida e cor no resgate dos nossos costumes e tradições. Contando com o apoio do governo municipal, foi criado o nosso carnaval, idealizado pelos nossos jovens com a alegria dos blocos populares de Milagres que saem as ruas anualmente, movimentando o município no maior feriado nacional, antes, totalmente adormecido. Com o resgate da encenação da peça teatral Paixão de Cristo, voltamos a nos encantar com o talento inquestionável e arrebatador dos nossos artistas da terra, que nos fazem reviver a história de nossa fé e religiosidade.

Neste berço de grandes talentos, a tradição voltou a ser palco de grande alegria com o envolvimento de todas as escolas que recriaram as suas quadrilhas que anualmente se apresentam na Mostra de Quadrilhas Juninas de Milagres. Faço aqui, o importante registro dos nossos jovens, que através das quadrilhas Império Nordestino e Nação Junina, estão elevando o nome da nossa Milagres nas competições promovidas pelo Ceará e por outros estados, contando com o total apoio do governo municipal.

A Festa de Agosto, tomou a sua proporção de maneira responsável e sem causar o desequilíbrio financeiro aos cofres da municipalidade, sem perder o seu brilho, proporcionando momentos de lazer e entretenimento a toda a nossa gente durante as 9 noites de festas no Parque de Eventos, agora oficialmente, denominado de Parque de Eventos Manoel Galego. Com o apoio da Primeira dama, as parcerias com o SESC Cariri, várias apresentações teatrais gratuitas foram realizadas em praças públicas, além de oficinas e serviços básicos oferecidos as famílias.

Em conjunto com a Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres, apoiamos e incentivamos a realização da Missa e Cavalgada do Vaqueiro. A pasta, ainda trabalha, juntamente com a Primeira dama, o projeto anual, NATAL DE LUZ, que envolve diretamente mais de 100 integrantes como Coral das 100 vozes que vem se apresentando pela cidade e por todo o Cariri durante o período natalino.

Agricultura e Desenvolvimento Econômico Sustentável

Partindo para a área da Agricultura e Desenvolvimento Econômico Sustentável, o secretário Aldir Santos nos apresenta os principais avanços e nos levam a números animadores com mais famílias cadastradas junto ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, beneficiando quase 40 agricultores familiares somente em 2019, com uma monta garantida de quase R$ 60 mil destinados a esses produtores. Além da assistência técnica que foi oferecida.    

Os investimentos, a atenção e valorização da Agricultura Familiar em nosso governo, permitiu a realização, com total aprovação do público, da 1ª Feira de Negócios, fazendo uma junção dos produtos da agricultura familiar, o encanto do nosso artesanato, e dos lojistas do município, que tem encontrado apoio para alavancar ainda mais o seu potencial. Somente em 2019, quase 100 famílias foram atendidas com o encaminhamento para benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social.

O trabalho em parceria tem demonstrado que os resultados são cada vez mais rentáveis para todos. Dessa forma, em conjunto com o SENAR, durante os 12 meses do ano de 2019, foram ofertados, gratuitamente, cursos de capacitação nas áreas de produção de frutas e hortaliças orgânicas, produção de pães artesanais, e ainda, cursos de manuseio de plantas medicinais, beneficiando mais de 160 agricultores e agricultoras.

Ainda na área da agricultura, e em parceria com a EMATERCE, fortalecemos as inscrições para o Programa Garantia Safra 2019/2020, com um maior número de produtores cadastrados, bem como, a orientação para a realização do Cadastro Ambiental Rural – CAR. Outra parceria de sucesso desenvolvida com o Banco do Nordeste e SENAR, nos garantiu os benefícios do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER, com a inscrição de quase 50 produtores para a Bovinocultura leiteira. Outra novidade em 2019, também, em parceria com o SENAR, garantiu à capacitação de 60 agricultores para o desenvolvimento das atividades de apicultura e ovino caprinocultura no município de Milagres. Também em 2019, tivemos um maior aporte para o peixamento dos nossos açudes com a distribuição gratuita de mais de 10mil alevinos em parceria com o Governo do Estado, o que vai garantir mais rentabilidade para esses pequenos criadores.

Junto ao Governo do Estado, a nossa gestão garantiu um veículo que tem percorrido as comunidades rurais, realizando todas essas atividades e desenvolvendo outros levantamentos junto aos nossos agricultores, que nos possibilitará garantir novos investimentos e mais parcerias para atender ao homem e a mulher do campo.

Esporte e Lazer

No Esporte e Lazer, o secretário Arildo Rodrigues em parceria com a Primeira Dama implantou o Projeto Zumba nas comunidades rurais  atendendo aproximadamente 200 mulheres, tem nos dado grandes e motivadores depoimentos, quanto a sua energia, saúde e vitalidade com a participação nas aulas semanais. A realização anual do Campeonato Milagrense de Futsal tem tido o envolvimento de cerca de 1 mil milagrenses, direta e indiretamente, principalmente, os nossos jovens atletas e desportistas. No ano passado, a competição foi realizada, ainda, na quadra do Sítio Caiçara. A Secretaria de Esporte e Lazer, tem dado total apoio, também, às equipes de futebol de campo, atendendo uma média de 400 atletas por ano.

A participação desta pasta junto às atividades desenvolvidas no Instituto Pestalozzi, possibilitou um maior rendimento as crianças e jovens atendidos, tanto da zona rural, assim como, da sede do município, principalmente, dos bairros Francisca do Socorro, Frei Damião e Casa Própria. Ainda em 2019, foi iniciado o projeto Campinhos de várzea, beneficiando mais de 100 crianças e jovens com grande potencial a ser desenvolvido no futebol, o qual será ampliado em 2020 com a implantação de mais 5 campos nas comunidades rurais.

Em parceria com a Igreja Católica, representada pelo nosso pároco, Padre Ronaldo, apoiamos a realização da segunda edição do Pedal com Cristo, envolvendo mais de 300 participantes. Outra modalidade esportiva que ganhou atenção e espaço na Secretaria de Esporte e Lazer foi à equipe do Tiro Esportivo, contando com a participação de quase 100 jovens e adultos, além do voleibol, com o envolvimento de 50 atletas e muito em breve a realização do campeonato municipal de voleibol. A Capoeira, o Jiu Jitsu e o Karatê, foram outras modalidades que tiveram destaque nesta gestão, com a participação direta e indiretamente de mais de 150 jovens e adultos.

Destacando por fim, a gama de atividades realizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer em 2019, colocamos em prática, mais um compromisso assumido e cumprido com os amantes da vaquejada. Saudando os nossos estimados vaqueiros, relembro aqui o resgate da Vaqueja de Nossa Senhora dos Milagres, que nesta primeira edição do seu retorno, contamos com o total e irrestrito apoio do amigo, juiz, vaqueiro e filho desta terra, o nosso querido Dr. Djalma Júnior, qual o agradeço imensamente, por ter nos cedido o seu parque de vaquejada, até que possamos construir o do município, nas imediações do Parque de Eventos Manoel Galego. Outra grande e aguardada novidade, envolve a inauguração de duas novas praças esportivas. Já nas próximas semanas, entregaremos a nossa Areninha, que será disponibilizada aos nossos atletas durante os três turnos: manhã, tarde e noite. E ainda esse ano, inauguraremos o maior e melhor estádio de futebol, o nosso “Lacerdão”, para que, Milagres, volte a figurar como cidade sede de grandes competições regionais, gerando assim, mais renda e oportunidades para o nosso povo.

Assistência Social

Na Assistência Social, apesar das reduções drásticas sofridas nos repasses federais, forçando a todos os municípios brasileiros a minimizar as atividades e programas que assistem as famílias em estado de vulnerabilidade social. A secretária Soraia Bezerra e sua equipe tem conseguido manter um ritmo satisfatório das ações desta secretaria, além da realização de conferências, campanhas e fóruns que tem tornado amplo o debate com a sociedade para um maior conhecimento de tudo o que vem acontecendo com o SUAS – Sistema único da Assistência Social. Mesmo com a escassez de recursos, o município conseguiu no ano passado pactuar cursos de capacitação para jovens e adultos de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, facilitando o seu ingresso ao mercado de trabalho.

Ainda em 2019, solicitamos e garantimos a emissão de todos os documentos pessoais para os milagrenses, através do Caminhão da Cidadania, com a emissão gratuita de RG, CPF, Folha corrida, serviços do Detran, atendendo a quase 2 mil pessoas. Em parceria com o Ministério Público e o Judiciário, implantamos o questionário Frida em toda a rede de atendimento a população, garantindo uma maior cobertura e proteção às mulheres.

Com muito desprendimento, reestruturamos a Banda Marcial de Milagres – BAMIL contando com um novo fardamento, manutenção de todos os instrumentos e oferta gratuita de cursos preparatórios para músicos iniciantes, filhos de Milagres. Outra grande novidade efetivada em 2019, foi o Cartão Mais Infância com renda mensal destinadas a quase 250 famílias milagrenses, em parceria com o Governo do Estado. A atenção desta pasta vai da criança, aos jovens e adultos, assim como, aos nossos queridos idosos atendidos pelos três Centros de Referência da Assistência Social, com a realização de encontros semanais, o bom e popular Forró da Melhor Idade, e ainda, passeios turísticos, objetivando mais vitalidade e entretenimento para a terceira idade.

Em parceria com o Centro Universitário Leão Sampaio, o Governo Municipal de Milagres, pôde ofertar Bolsas Sociais UNILEÃO – com a disponibilidade de bolsas de estudos de 50%. Ainda na Assistência Social, foram realizados o encaminhamento de quase 100 famílias para a oferta de Benefício de Prestação Continuada (PBC) no INSS. A nossa Vigilância socioassistencial foi premiada como uma das 08 do Estado do Ceará a se apresentar na Mostra Nacional em Brasília, motivo de orgulho e satisfação para toda equipe que tem desenvolvido um grande e desafiante trabalho.

Com um total de quase 16 mil atendimentos, distribuídos entre atualização cadastral, declarações, novos cadastros, visitas domiciliares transferências e desbloqueios, reversão de cancelamento no ano de 2019 Milagres superou o índice nacional em gestão do Programa Bolsa Família obtendo uma média de 0.89%, enquanto a Média Nacional é de 0.70%.

Através de visitas domiciliares e integração com as demais políticas públicas, o Programa Criança Feliz tem buscado contribuir com o desenvolvimento integral das nossas crianças na primeira infância, até os seis anos de idade além de acompanhamento as gestantes. No município de Milagres, 300 famílias estão sendo beneficiadas pelo programa, com um total de mais de 6 mil visitas domiciliares realizadas durante o ano de 2019. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, por sua vez, realizou em 2019 o total de 1.687 atendimentos as famílias, entre visitas domiciliares, Atendimentos Psicossociais e Jurídicos, acompanhamentos e recebimento de Denuncias.

Nos três CRAS, sendo um na sede, localizado no Bairro Francisca do Socorro, outro no Distrito Padre Cicero e, também, no Distrito do Fronteiro, estamos atendendo a quase 2.500 famílias com serviços de Atendimentos psicossociais, Palestras educativas e rodas de conversas, Oficina de capoeira, Coral dos idosos, aulas de Balé, além dos eventos comemorativos com a participação e integração de todas essas famílias atendidas, e por fim, os atendimentos dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Educação

Eleita como um dos carros chefes da nossa gestão, a Educação comandada pela professora Glaucineide Santana, já demonstra que os esforços empreendidos, através do Projeto TOPEI – Todos por uma Educação Integral, tem nos mostrado que o melhor caminho, realmente, são os investimentos feitos em nossa educação. Obtivemos evolução em todos os resultados das avaliações externas. Após recebermos dívidas na ordem de mais de R$ 80 mil, nas unidades executoras, já conseguimos com muito trabalho e empenho a legalização e quitação de todas elas. O Aprimoramento da Educação Inclusiva possibilitou que o município possa expedir laudos para crianças especiais com acompanhamento profissional para professores, alunos e as famílias, com a expansão do Programa Saúde na Escola.

Adquirimos em 2019, equipamentos para a secretaria e para as escolas, tais como; TV´S, bebedouros, computadores, impressora, notebooks, ventiladores de paredes e de colunas, freezers, centrais de ar, caixas de som, liquidificadores industriais. Para aperfeiçoamento das aulas, foram adquiridos materiais como; bolas para os jogos diversos como vôlei, handebol, futsal nas escolas, cones, bambolês, redes para as quadras esportivas, além de equipar as cozinhas escolares seguindo orientações da vigilância sanitária de forma a melhorar mais ainda a merenda escolar ofertada aos nossos queridos alunos.

Ainda em 2019, construímos o novo auditório da Secretaria de Educação para a realização de reuniões e formações dos nossos professores, tendo como meta para 2020, a climatização de toda a área construída. Informatizamos as secretarias escolares através do SIGE, que é o Sistema de Gestão Escolar, além, do acesso ao sistema em programas impedidos por pendências administrativas deixadas pelas gestões passadas, como é o caso do PAR – Plano de Ações Articuladas. Outra importante tomada de decisão e que possibilita já neste ano, foi à assinatura de convênio com a Associação dos Universitários milagrenses, que teve como prioridade, disponibilizar transporte para todos aqueles que queiram cursar o ensino superior.

Outros importantes avanços obtidos na educação foram a inclusão de mais escolas no nível desejado que saltou para 7 unidades, evolução nos 2º anos do suficiente para o nível desejável, mudanças significativas em Língua Portuguesa nos 9º anos do padrão crítico para o intermediário, assim como, em Matemática dos 9º anos que saíram do nível muito crítico para o crítico. Com todos esses dados, dá pra se ter uma ideia de como encontramos a nossa rede de ensino, ou seja, totalmente abandonada. Merecidamente, já neste 2020, ao iniciarmos mais uma Jornada Pedagógica, anunciamos o aumento integral para os nossos professores de 12, 84%.

Saúde

Agora entrando na área da saúde, os avanços também, são inquestionáveis, quando partimos para fazer um comparativo com as gestões passadas, apesar de tanto insistirem em querer dizer que a nossa saúde não vai bem, o que é inaceitável, considerando o modelo excludente utilizado anteriormente. A Secretaria Leilany Dantas nos apresenta com números, fatos e dados o que sempre buscamos ressaltar de forma honesta e verdadeira a todos os milagrenses. E para falar em mudanças, iniciamos pelos transportes para os pacientes que fazem tratamentos de hemodiálise e oncologia, que agora saem diretamente da secretaria de saúde, após se alimentarem, em veículos tipo topic´s, climatizadas e bem mais confortáveis para o seu deslocamento até as unidades hospitalares, assim como, aqueles pacientes que recebem o veículo em sua residência, facilitando ainda mais, o seu deslocamento para o tratamento. Somente em 2019, foram realizadas cerca de 1600 viagens, dentre oncologia, hemodiálise, viagens sanitárias, visitas domiciliares e viagens com pacientes.

A distribuição de medicamentos, entre receituários comuns e de controle, alcançaram o total de quase 30 mil (mais precisamente, foram 28.595) medicamentos distribuídos para aqueles que buscaram a Farmácia Básica do Município. Já na coordenação de imunização, alcançamos todas as metas nacional de vacinação com cobertura total de todas as áreas do município, além da implantação do sistema informatizado SIPNI WEB, em 100% das salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde.

Partindo para os atendimentos do NASF e CAPS, somente em 2019, foram realizados atendimentos domiciliares compartilhados com Fisioterapeutas e equipe da ESF, Atendimentos com Psiquiatra Infantil, Consultas compartilhadas psiquiatras infantis e psicólogos, realização de Rodas de conversa com mães de Autistas com fonoaudiólogos e psicólogos, grupos terapêuticos de adolescentes ansiosos e com depressão, Acolhimentos de adolescentes que estão com sofrimento psicológico, automutilação e tentativas de suicídios. Implantação do Programa saúde na escola com fonoaudiólogos e psicólogos com a realização de palestras sobre Inclusão Social, Eventos de prevenção contra as arboviroses, Atividades coletivas sobre alimentação saudável com nutricionistas, Atendimento nutricional com as crianças autistas, criação de grupo com as crianças com autismo e hiperatividade, além de salas de espera com abordagem de temas sobre saúde auditiva e desenvolvimento de linguagem com fonoaudiólogas.

O NASF desenvolve ainda, o Projeto MILAGRES EM MOVIMENTO funcionando manhã e noite, nas terças e quintas no parque de eventos com atividades físicas e práticas corporais para comunidade, além de Práticas Integrativas e Complementares (PICs): acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, ventosa. Ações multiprofissionais de reabilitação para reduzir a incapacidade e deficiências.

Em se tratando do Hospital Municipal Nossa Senhora dos Milagres, somente em 2019 do mês de janeiro a dezembro, entre atendimentos, Internações, Ambulatoriais e especializadas, foram um total de 45 mil procedimentos realizados gratuitamente a toda população. Quanto à realização de ultrassonografias, somente nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019, foram quase 500 exames. Já na saúde bucal, foram quase 5mil atendimentos realizados a população nas Unidades Básicas de Saúde do município. No CEO, entre atendimentos em endodontia, cirurgias, periodontia, pacientes especiais e odontopediatria e próteses, foram realizados 3mil atendimentos a nossa gente.

Infraestrutura

Na Infraestrutura, sob o comando de Ailtom Crisóstomo, os avanços aconteceram em todos os locais do município. A limpeza pública, compromisso nosso com a população, continua a todo vapor, mantendo a nossa cidade limpa e organizada. Os cuidados perfazem todas as pavimentações de ruas e avenidas na sede e distritos, que recebem anualmente, serviços de recuperação, proporcionando maior fluidez ao trânsito de veículos e, principalmente, aos pedestres. Apesar de ainda, não termos iniciado o tão sonhado investimento em toda a rede de saneamento básico da cidade, continuamos na luta pela recuperação de vários trechos danificados nas ruas da sede do município, problema esse antigo, e que muito breve, haveremos de solucionarmos com a chegada dessa grande obra que vai gerar também, muitos empregos para os nossos jovens e pais de famílias.

Ainda em 2019, finalizamos a construção de mais um espaço de lazer e entretenimento as famílias do Bairro Francisca do Socorro, com a construção da Praça denominada Vereador Tabim. Porém, um dos carros chefes da nossa gestão e que destaca vigorosamente o trabalho incansável da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e serviços Públicos, faz referencia a recuperação anualmente de nossas estradas vicinais, além da abertura de outras novas vias, oportunizando novos caminhos de acesso as comunidades rurais, algumas delas, com reivindicações de mais décadas e que jamais tivera sido atendida nas gestões passadas. Nesse ano de 2020, já autorizamos o início dos trabalhos com todo o maquinário, consolidando assim, a execução permanente pelo quarto ano consecutivo da recuperação dessas estradas, o que vai contemplar todas as comunidades rurais.

Outra grande conquista para a nossa gente, e que muito em breve estaremos iniciando, após a licitação, será a construção do mais novo e moderno Mercado Público, uma obra orçada em mais de R$ 2 milhões em parceria com o Governo do estado, que também, vai gerar muitas outras oportunidades de emprego e renda a população milagrense, inclusive, após concluída, vai impactar positivamente em nossa economia. Em fim, a parceria com o Governador Camilo Santana e o Deputado Estadual, Guilherme Landim, e o Deputado Federal José Guimarães conseguimos diversas obras de extrema relevância e necessidade, que afeta diretamente a qualidade de vida da nossa querida população milagrense.

Administração e Finanças

As secretarias de apoio direto à gestão, sendo elas a Administração e Finanças no controle de Adolfo Medeiros, a Tesouraria sob a responsabilidade de Alex Veríssimo, a controladoria sob a tutela da advogada Andrelina Lacerda, a procuradoria comandada pelo Dr. Felipe Furtado e a Chefia de Gabinete gerida pela Primeira Dama Elisangela Crisóstomo, e o nosso comprometido e fiel vice-prefeito Abrão Sampaio continuam de forma competente e dedicada à disposição da população e das demais secretarias com o compromisso inarredável de bem servir a população milagrense.

Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo