DestaquesMilagresÚltimas Notícias

MILAGRES-CE: Previmil em Pauta – Saiba detalhes encontro dos Servidores do Município

Aconteceu nesta terça-feira (05/out) nas dependências do Ginásio O Lacerdinha o Encontro dos Servidores do Município de Milagres-Ce. Além do Prefeito Lielson Landim, estiveram ministrando a palavra o Dr. Túlio Pinheiro da Arima Consultoria Atuarial; Alenio Oliveira, Assessor Contábil da prefeitura e o Sr. José Itamar que representou a Diretoria do PREVIMIL (O Instituto de Previdência de Milagres).

O que falaram:

Na sequência: Túlio Pinheiro, Lielson Ladim, José Itamar e Alenio | Foto: OKariri

DA PARTE DA CONTABILIDADE DA PREFEITURA

O Dr. Alenio discorreu sobre a contabilidade do Previmil. Em sua fala ele mencionou um déficit de mais de 4 milhões que seria oriundo da gestão passada e que teria sido parcelada mais que está sendo paga em dias pela atual gestão. Em resumo, segundo as suas informações a atual administração além de estar pagando em dia uma dívida deixada na gestão de Helloman Sampaio, também está arcando com o seu atual compromisso no tocante a contribuição dos servidores.

Ainda segundo as suas informações, atualmente, o regime tem saldo acima de 18 milhões e não déficit de mais de 70 milhões como mencionado em redes sociais. Sobre esse possível defect, o assunto foi tratado com uma abrangência maior pelo Dr. Túlio Pinheiro.

DA PREVIMIL

Sr. José Itamar tratou sobre os investimentos feitos pela Previmil. Ele mencionou que o dinheiro é investido em vários fundos e que tem um comitê para acompanhar essas ações, comitê este que segundo ele, está fazendo um bom trabalho, pois atualmente há uma evolução financeira que chega hoje ao montante de 18.244.000,00 (dezoito milhões duzentos e quarenta e quatro mil reais). O Sr. Itamar afirma que juros conquistados pagam os atuais 25 aposentados e sobram.

Sobre transparência o representante da Previmil disse “não respondo rede social, se alguém tem dúvidas procure a Previmil”. Ele ainda disse que os dados estão disponíveis para quem queira saber tanto no site do Ministério da Previdência, quanto no TCE – Tribunal de Contas e ainda no site do regime que é http://previmilagres.com.br/.

EMPRESA DE ACOMPANHAMENTO

Dr. Túlio Pinheiro que representou a Arima, empresa de consultoria atuarial que faz o acompanhamento da Previmil afirmou que as informações “foram trucadas” ( jogo de truques, induziu), para que desse um resultado para outros fins. Ainda segundo ele, foi feito o prognostico, avaliação dos riscos, para mais de setenta anos e se a atual gestão não tomasse nenhuma providencia, aí sim, o regime correria riscos de falir, bem como a previdência do INSS estará falida se não forem feitos ajustes.

Nas palavras do Túlio, esse alerta foi feito ao gestor ainda em 2017, Lielson que tomou medidas para diminuir o impacto. Uma das medidas tomadas segundo o prefeito foi de contratar mais pessoas concursadas para que aumentasse o total de contribuição.

Segundo o exposto a situação Atuarial dos Estatutário: 744 servidores ativos (R$ 1.190.455,35), 17 servidores inativos (R$ 19.444,69).

“Queriam que estivessem aqui para que aprendessem. Acredito não fazem por maldade, mais por despreparo” – mencionou Túlio a respeito das postagens contra a Previmil que estão sendo veiculadas nas rede sociais (esse assunto foi comentado outra vez).

O PREFEITO

Já o prefeito Lielson Landim, relembrou que as obrigações da gestão está em dias para com a Previmil e afirmou do seu desejo de extinguir a Prevmil, mas que quando se deparou com a realidade era praticamente impossível acabar com o regime, uma vez que devolver para o INSS, acerta em ter que repassar os 18 milhões que atualmente estão em caixa e ainda ter que repassar outros 10 milhões que já teriam sido tramitado.

O gestor disse está fazendo a sua parte de honrar com o direto dos servidores e que a sua gestão é transparente, “não tenho nada a temer, pois tenho compromisso com os funcionários e busco honrá-los”. Mencionou ele sobre uma possível ameaça de ação junto ao Ministério Público.

Sobre o encontro, o gestor lembra que em 2018 também foi realizado um semelhante e que este último tinha o objetivo também de ser transparente para com os servidores, bem como desmentir as “fake News que andam promulgando”. Ainda sobre este assunto Lielson disse que estaria buscando meios de acionar a justiça para responsabilizar os envolvidos.

Um dos pontos que foi muito comentado entre os participantes foi o fato de os acusadores de possíveis problemas com a Previmil não estarem presentes para defenderem as suas teses. “Eram para estar presentes, com ou sem vaia, os direitos precisam serem buscados e defendidos por aqueles que acham que tem a razão!” – Disse a servidora pública Malu Belém.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar