DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Milagres-Ce: Projeto da ACOM homenageia “Rezadeiras (os)”, “Parteiras” e “Meizinheiras” (os) do município

Rezadeiras (os), Parteiras e Meizinheiras homenageados pela ACOM | Foto: OKariri

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (10/out) em Milagres-Ce, o evento de encerramento do projeto SEA – Saúde, Educação e Arte, no qual foram destacados a cultura e fé dos milagrenses. No evento além de apresentação teatral onde foi mostrado a cultura dos Rezadeiras (os), Parteiras e Meizinheiras (os), foram homenageadas várias personalidades praticantes destas culturas no município.

Estiveram presentas para a homenagem: Maria Elena Alvez Luna (Rezadeira e Meizinheira); Raimunda Rosa dos Santos (Meizinheira); Antônio Alves Pereira (Rezador); José Machado Filho (Rezador); Assis Moura dos Santos (Rezador); Antônio Aristides dos Santos (Rezador); Mari Edilia Leandro de Sousa (Rezadeira); Francisca de Sousa (Rezadeira); Maria das Dores, que representou Maria de Lurdes Ferreira (Rezadeira) e Maria Ivones da Conceição (Rezadeira).

CURTA OK

Sem dúvidas as Rezadeiras (os), Parteiras e Meizinheiras (os) fazem parte da cultura popular, as suas origens vem desde o Brasil colonial quando o povo se valia das crendices e fórmulas naturais em busca de melhorias na luta contra as enfermidades diante da precária assistência à saúde. Com o conhecimento científico limitado da época, o homem uniu os recursos da natureza à própria fé, e a farmacopéia composta de meizinhas, garrafadas, infusões, chás, amuletos e oferendas aos santos para tratamento médico.

Crendices ou não, essas pessoalidades salvaram muitas vidas antigamente e ainda hoje, em qualquer parte do Brasil, principalmente no Nordeste, é possível encontrarmos pessoas dispostas a exercer seus conhecimentos dando assistência às aflições físicas, existenciais e espirituais.

VEJA VOTOS DO EVENTO (COM CRÉDITOS DA ACOM):

Acesse OKariri de Slidely Gallery by Slidely Photo Gallery

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar