DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Milagres (CE) Saiba o que está em jogo na eleição da câmara municipal, a situação do prefeito e quanto ganha o presidente

Fachada da Câmara de Vereadores de Milagres | Foto: OKariri
Fachada da Câmara de Vereadores de Milagres | Foto: OKariri

As polêmicas sobre a escolha do próximo presidente da Câmara de Vereadores de Milagres (CE) para o biênio 2019/2020 (CLIQUE E RELEMBRE), repercutiram no município e geraram vários assuntos, um deles, é a indagação de quanto ganha um vereador e o presidente da Câmara. Antes de tratar sobre o assunto, vale ressaltar que não se fala em salário para vereadores, e sim subsídios.

De janeiro a dezembro deste ano, o duodécimo (sequência de 12 repasses) repassado a câmara municipal foi um montante em torno de 147 mil reais, desse valor, além de outras despesas do poder legislativo municipal, também foi pago os “subsídios” dos parlamentares, que é algo em torno de 6.500 reais, mensalmente para cada parlamentar. Já os honorários do presidente são diferenciados, pois ele ganha dobrado, além do salário, o mesmo recebe uma gratificação no mesmo valor, ou seja, o presidente da câmara de vereadores de milagres ganha algo em torno de 13 mil reais (CLIQUE AQUI PARA SABER COMO É CALCULADO O SALÁRIO DE UM VEREADOR).

O QUE MAIS ESTÁ EM JOGO

Ao centro o Prefeito Lielson Landim, na direita da tela o vereador Beto Mitrado e a esquerda o parlamentar Giancles Filgueira

Como todos nós sabemos, os parlamentares são os representantes do povo. Em Milagres foram eleitos na última eleição (acontecida em 2016), o total de 11 vereadores, através da votação de 19.844 eleitores (total de eleitores que o município tinha na época). Para a população, um bom presidente faz toda a diferença.

okariri
Porém, além da questão de valores financeiros, outras coisas estão em jogo na disputa pela eleição da presidência da câmara. Como sabemos, o presidente exerce função de administração e representação que os demais vereadores não podem. Em quanto todos os parlamentares têm o poder de discutir e votar em matérias que envolvem desde impostos municipais, até educação municipal, saneamento, aprovação ou desaprovação contas, entre outros temas da cidade, o presidente tem várias outras vantagens, pois a sua função é de legislação, administração e representação. Além de presidir o Plenário, o Presidente da Mesa orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto, legislativo e resolução, e ainda, exerce função de administração quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva, e finalmente de representação quando atua em nome da Câmara.

Quem é presidente também tem uma maior força maior de negociação junto à gestão municipal, pois ele tem o poder de travar ou não pautas que são de interesse do gestor. Dessa forma, é muito importante que o prefeito municipal trabalhe alinhado com toda a câmara, mais principalmente, com o presidente da mesa diretora.

E O PREFEITO?

Para o prefeito Lielson Landim é muito importante que a nova mesa diretora da câmara milagrense seja aliada a sua gestão, pois quem assumir estará atuando nos dois próximos anos, e se ele pretende ser candidato a reeleição em 2020 ou indicar alguém da sua preferência, é necessário que os projetos de sua autoria que serão colocados em pauta nesses últimos anos da sua gestão, tenha um presidente seja uma espécie de maestro que orquestre as coisas a favor da sua administração.

Outro problema que o prefeito precisa contornar é o de “uma possível” minoria na câmara, pois atualmente, depois da última votação acontecida no sábado (23/dez) que elegeu Beto Mitrado como presidente, houve parlamentar se declarando oposição e outros ainda falam em negociação. Se o gestor não estiver afinado com a maioria dos parlamentares, mesmo tento o presidente ao seu lado, ficará com o poder de votos enfraquecido, logo, os projetos colocados em votação nos próximos dois anos correriam um grande risco de não serem aprovados, sendo um ponto muito negativo para a sua carreira política como pré-candidato a reeleição de prefeito.

Aguardemos os próximos capitólios dessa história inédita no município de Milagres.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar