DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Qual o dia do Radialista, 21/09 ou 07/11? Em Milagres-CE, a Som da Terra atua desde 1996; confira

Som da Terra (dia do radialista)
Arte/OKariri

A comemoração do Dia do Radialista ainda hoje acaba gerando muita polêmica. Por vários anos, a data era comemorada no dia 21 de setembro. Entretanto, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 07 de novembro o dia que homenageia os radialistas. A curiosidade é que, com a alteração, muitos passaram a comemorar o Dia do Radialista em duas datas.

(abaixo segue um pouco da história).

Independente do dia de comemoração, o fato é que o radialista é o profissional que fala todos os dias ao coração das pessoas, faz companhia nas horas de tristezas e alegrias, que informa, e que muitas vezes é a voz para o povo. Dentro de cada Radialista existe um inexplicável sentimento de dedicação e o interesse pelo que faz. Só o idealismo não é o suficiente, existe a necessidade do talento. Com milhares de bons radialistas espalhados pelo Brasil, o rádio é hoje um rico instrumento de comunicação, oferecendo um leque de opções para aqueles que merecem todo o  respeito: o ouvinte.

O Radialista é um sonhador, um apaixonado que faz parte do cotidiano das pessoas.

Em Milagres-CE

Desde 1996 através da Associação Comunitária Jaime Henrique Eugênio, está prestando relevan da população a RÁDIO SOM DA TERRA FM, ela foi a primeira emissora da cidade, fato esse é destacado em seu slogan. A emissora teve como seu primeiro diretor Gilmário Sisnando, que também apresentava o conhecido e conceituado Jornal Ponto de Vista, no ar desde a sua fundação, inclusive a trilha, a musica Dreamland do artista Robert Miles, musica esta lançada no mesmo ano da inauguração da emissora (1996).

Vídeo com a Trilha do Jornal Ponto de Vista

Segundo o seu atual diretor, Samuel Cesar, a partir da Rádio Som da Terra a população pode contar com um canal democrático, e até hoje, a emissora é fiel aos seus princípios de servir a comunidade, dando “vez e voz ao povo”.

A emissora milagrense já revelou nomes de grandes comunicadores para o rádio caririense.

Recentemente a Som da Terra recebeu o certificado de “Melhor emissora de rádio”, por meio da empresa de publicidade JR Mídia. O reconhecimento da população milagrense é fruto do trabalho democrático e inteiramente voltado para os interesses da população. A Som da Terra FM, é a emissora da qual o ouvinte se sente representado e acolhido, afinal, sua “voz”, ecoa nos microfones da “rádio do povo”.

A Som da Terra FM além de realizar vários tipos de campanhas, também mantém parcerias com igrejas, sindicatos, entidades comunitárias e com diversas áreas da sociedade. O Portal OKariri e a Som da Terra FM, são parceiros, pois, os dois veículos, sempre que possível, trabalham unidos na cobertura de grandes eventos, como será feito este ano na transmissão da apuração das eleições. Quem ganha com essa dinâmica é o público, pois estarão recebendo informação de qualidade e agilidade.

A História

A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então Presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. “Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista”, informa a professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez, através do site Rádio na Rede.

A polêmica

Outras datas foram pensadas para homenagear o rádio e os radialistas, mas não têm, para os profissionais do rádio, o mesmo peso histórico do 21 de setembro. A confusão de datas teve início quando o 25 de novembro foi instituído o Dia do Rádio, pelo Marechal Castelo Branco.

Essa é a data de aniversário de Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão Brasileira.

Recentemente, mais uma data surgiu, com a Lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, que institui o dia 7 de novembro como Dia do Radialista. Proposta pelo deputado federal Sandes Junior (PP/GO), a Lei remete à data natalícia do compositor Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil.

21 de setembro que ficou conhecida no meio radiofônico como Dia do Radialista, porém uma lei alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro.

Com a mudança imposta por a lei federal LEI Nº 11.327 2006, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula Da Silva, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro). O dia 21 de setembro virou uma data simbólica e 7 de novembro a oficial.

A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso. De qualquer forma, a Rede Tribuna parabeniza hoje todos os radialistas desse país. São duas datas especiais para os profissionais que movem essa paixão pelo rádio.

Redação e pesquisa OKariri/Alecx Silva

Ver Mais

Artigos relacionados

Fechar