MILAGRES: Madrugada de caos; açudes transbordam; cidade fica alagada; uma pessoa morre

Agência OKariri, por Klébio Leite e Ribamar Xavier Uma madrugada que os moradores da cidade de Milagres/CE não vão...

Situação de uma das ruas do Bairro Francisca do Socorro após a enxurrada (Foto: Klébio Leite/Agência OKariri)
Situação de uma das ruas do Bairro Francisca do Socorro na manhã desta sexta-feira (Foto: Klébio Leite/Agência OKariri)

Agência OKariri, por Klébio Leite e Ribamar Xavier

Uma madrugada que os moradores da cidade de Milagres/CE não vão esquecer. Assim como ocorreu em 2004, dois açudes localizados dentro do perímetro urbano da cidade sangraram na madrugada desta sexta-feira (5), alagando grande parte da cidade, causando desespero nas famílias que lutavam pela vida com a água inundando as casas, levando móveis, objetos, e transformando as ruas em verdadeiros rios.

Os bairros mais atingidos foram o Francisca do Socorro e Frei Damião, embora a água tenha castigado também o Bairro Missionárias, Casa Própria, Rodoviário e Centro. No Bairro Francisca do Socorro o cenário é desolador. Lixo, entulho, areia e buracos por toda parte. Famílias inteiras amanheceram o dia limpando suas casas e tentando ainda salvar alguns pertences.

Há registros de muros que caíram, de casas semi-destruídas, de famílias desabrigadas e/ou desalojadas, muitas das quais perderam praticamente tudo que tinham. As ruas Pedro Furtado de Lacerda, Júlio Sampaio, Sousa Presa e Santos Dumont, entre outras, ficaram inteiramente alagadas na madrugada.

A reportagem do Portal OKariri.com também registrou alagamentos agora pela manhã na Avenida Lacordaire Lins e Rua Francisco Almir Braga. Por esta razão, a Escola Francisco de Assis não está funcionando. No Centro de Saúde, localizado na Avenida Santana, foi preciso abrir dois buracos no muro para que a água escoasse pela rua.

MORTE – A chuva e o sangramento dos açudes deixaram uma pessoa morta. Um homem foi encontrado em uma boca de lobo na Rua Padre Cícero, por volta das 5h00. A reportagem do Portal OKariri.com ainda está apurando informações sobre sua identidade.

PREFEITURA – Uma grande equipe da Prefeitura Municipal está circulando a cidade, inclusive o Prefeito Hellosman Sampaio de Lacerda, constatando os estragos provocados pela chuva. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento já começou o trabalho de limpeza da cidade. A Secretaria da Assistência, por sua vez, iniciou o atendimento as famílias desabrigadas e desalojadas, as quais estão sendo transferidas para o Centro Social Urbano (CSU). O Prefeito Hellosman Sampaio de Lacerda informou a nossa reportagem que decretou estado de calamidade pública no município e que pretende ressarcir algumas famílias.

CHUVA – De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a chuva em Milagres, no período de 7h00 de quinta-feira (4) a 7h00 desta sexta-feira (5) foi de 103 milímetros, a maior registrada no Cariri. Todavia, existem informações não oficiais, de que o pluviômetro da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) teria transbordado e registrado 145 milímetros.

Veja fotos.

Slide1.JPGSlide10.JPGSlide11.JPGSlide12.JPGSlide13.JPGSlide14.JPGSlide15.JPGSlide16.JPGSlide18.JPGSlide19.JPGSlide2.JPGSlide20.JPGSlide17.JPGSlide21.JPGSlide23.JPGSlide22.JPGSlide24.JPGSlide25.JPGSlide26.JPGSlide27.JPGSlide28.JPGSlide29.JPGSlide3.JPGSlide30.JPGSlide34.JPGSlide33.JPGSlide32.JPGSlide31.JPGSlide35.JPGSlide36.JPGSlide37.JPGSlide38.JPGSlide41.JPGSlide40.JPGSlide4.JPGSlide39.JPGSlide42.JPGSlide43.JPGSlide44.JPGSlide45.JPGSlide46.JPGSlide5.JPGSlide6.JPGSlide7.JPGSlide9.JPGSlide8.JPG

Maiores informações, com fotos, vídeos e áudios a qualquer momento.

LEIA TAMBÉM