“Com emoção?” Adiado mais uma vez o resultado do julgamento que pode reverter a cassação do prefeito e vice de Abaiara

Diante dessas reviravoltas, é impossível prever o resultado final. O jeito é aguardar....
Foto/Divulgação

Sabe aquela pergunta: “Com emoção ou sem emoção?” O julgamento do prefeito de Abaiara, Ceará, Professor Angin, do vice-prefeito Ricardo Leite (ambos do PT), e do vereador João Neto Sampaio (MDB) está sendo com muita emoção

Todos aguardavam que o resultado em segunda instância fosse conhecido nesta terça-feira (04/11). No entanto, durante uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), houve problemas com a transmissão ao vivo pelo YouTube. Quando a transmissão foi retomada, veio mais uma surpresa: o Desembargador Wilker Macêdo Lima pediu vistas, adiando ainda mais a decisão.

Antes disso, o relator, José Maximiliano Machado Cavalcanti, já havia determinado o adiamento do julgamento, que aconteceria na sexta-feira (26/09), justificando a necessidade de uma “análise mais aprofundada” do caso. A movimentação se deu após o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Samuel Miranda Arruda, que sugeriu a penalização apenas do vereador João Neto Sampaio, sem recomendar punições ao prefeito ou ao vice. O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) considerou que João Neto praticou captação ilícita de votos, mas não apresentou provas de envolvimento direto dos demais.

Diante dessas reviravoltas, é impossível prever o resultado final. O jeito é aguardar.

📌 Entenda o caso

O recurso em análise busca reverter a decisão de primeira instância, proferida em 12 de maio de 2025, que anulou os diplomas do prefeito Professor Angin e do vice Ricardo Leite, ambos do PT. A denúncia foi feita pelo PDT, da coligação adversária, e acusa suposto uso de compra de votos nas eleições municipais de 2024.

O caso teve início em outubro de 2024, quando o ex-prefeito Chico Sampaio foi flagrado supostamente oferecendo dinheiro a eleitores em nome de seu sobrinho, o vereador João Neto Sampaio. Durante a operação, a polícia encontrou R$ 5,7 mil escondidos em um carro, além de santinhos e uma lista com nomes de eleitores.

João Neto foi condenado à inelegibilidade por oito anos, enquanto o envolvimento direto do prefeito e do vice ainda está sendo analisado.

LEIA TAMBÉM