Guimarães diz que aceita ser pré-candidato ao Senado. Isso impacta na política de Abaiara?

Aguardemos para ver se as hipóteses se concretizam....
Angin e Guimarães | Foto: divulgação

A comitiva do prefeito de Abaiara-CE, Angelo Furtado, cumpriu agenda em Fortaleza na última semana. Por lá, além de participar da assinatura dos Termos de Adesão ao Programa Garantia Safra 2024/2025, reuniram-se com o deputado estadual Guilherme Ladim e com o governador Elmano de Freitas, além de marcar presença na plenária do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará. Sobre a reunião com o deputado e o governador, foi divulgado que no encontro foram apresentadas as demandas de Abaiara. “Em breve, iremos anunciar grandes novidades para o município”, destacou o deputado Guilherme.

Já sobre a plenária do PT, esse fato traz um destaque sobre a política abaiarense. Para entender melhor, precisamos contextualizar que, nesse encontro, articulado pelo deputado federal José Guimarães, ele já falou como pré-candidato ao Senado e disse que pode apoiar a vaga dele na Câmara. 

Com representações de 151 municípios, 29 prefeitos e prefeitas cearenses e outras lideranças de todo o estado, no evento, grande parte dos petistas presentes carregava um adesivo no peito com o dizer: “Guimarães no Senado”. “Todos estão discutindo e é legítima a discussão de partidos para apresentar nomes para deputados ou senadores (…), portanto, quero dizer para vocês pela primeira vez. Está na hora do PT avançar, o que fizemos até agora deu para o gasto, esse campo é o maior vitorioso internamente do PT e precisamos fazer mais. (…) Minha vida é toda dedicada ao PT e quero dizer, eu topo a parada de ser candidato a senador da República na próxima eleição. Eu topo, sim, porque isso não é projeto pessoal, não é individual”, afirmou Guimarães.

Esse fato é importante para a política de Abaiara, por ser histórica a participação de Angin no PT, inclusive vencendo uma batalha contra o grupo do ex-prefeito Afonso Tavares pela direção do partido em Abaiara, contando com a articulação de Guimarães. Portanto, uma eventual candidatura e possível vitória de Guimarães podem trazer uma relevância para o grupo político de Angin. 

Outro detalhe a ser mencionado é que essa candidatura fortaleceria, politicamente falando, para que o grupo de Angel tivesse mais facilidade para “transferir” votos para os seus escolhidos para a eleição do próximo ano. Soma-se a isso o fator tempo, pois o lançamento de uma pré-candidatura “antecipada” ajudaria na divulgação do “projeto”.

Aguardemos para ver se as hipóteses se concretizam.

LEIA TAMBÉM