- Publicidade -

Áudio: “vilões” da economia. Bolsonaro diz que acionará STF contra estados por cobrança de ICMS sobre combustíveis

Gasolina, gás de cozinha e energia elétrica são três insumos básicos para todas as cadeias produtivas. Hoje, no Brasil, estão sendo considerados os “vilões” da inflação, impactando negativamente diferentes setores da economia e, consequentemente, o consumidor final. A pressão dos preços desse trio, inclusive, tem puxado cada vez mais para cima a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano, atualmente em 7,75% e bem acima do teto da meta estipulado pelo Banco Central (5,25%).

O presidente Jair Bolsonaro Foto: Marcos Corrêa/PR

Na terça-feira (31), por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o reajuste da tarifa para R$ 14,20 adicionais a cada 100 quilowatts-hora (kWh), de setembro até abril de 2022, o que mantém as contas de luz na bandeira vermelha 2 (o valor anterior era de R$ 9,49/100 kWh).

Do início deste ano até agora, o valor médio da gasolina subiu nove vezes – na mais recente, a alta foi de 1,55%, acumulado elevação de 27,51%, no ano, e de 39,65%, em 12 meses. Já o gás de cozinha teve o preço elevado em 7% em agosto, com um acúmulo de 50% de alta neste ano.

Para o economista e professor universitário Roberto Pontes, o impacto dos combustíveis na inflação é relevante, em virtude da composição do seu preço. “Em termos percentuais, sobre a taxa de inflação, esse item oscila de 1,3% a quase 2,5%. Dentro da gasolina tem o custo do etanol, que entra na composição do combustível e tem custo de 16,9% do total. Só de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), incidem 27,8%, fora os outros impostos, que chegam a 11%”, detalha (Com informações de O Otimista).

Sobre o aumento no preço dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (02.09), que irá entrar com uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os governadores sobre o valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) dos combustíveis.

A declaração aconteceu durante a live semanal de Bolsonaro. Segundo ele, a medida tem a intenção de acabar com o aumento do ICMS dos combustíveis nos estados.

Escute a declaração>


https://anchor.fm/okariri/episodes/ESCUTE-O-PRIMEIRA-EDIO-03092021-e16ru9i

E tem muito mais para você: Siga O OKariri no Facebook, no youtube no Twitter e no Instagram. Receba as informações e ajude a aumentar as nossas comunidades.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS