O Banco Central trabalha para lançar um mecanismo que permite aos brasileiros o bloqueio na abertura de novas chaves Pix sem autorização expressa.
A informação foi confirmada pelo chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Breno Lobo.
Segundo o executivo, o serviço disponibilizado pelo BC será basicamente idêntico ao que a instituição deve lançar para permitir que clientes bloqueiem a criação de novas contas bancárias em seu nome.
No Registrato, no começo de dezembro, haverá uma funcionalidade que a gente pode assinalar e proibir abertura de contas no seu nome. Se quiser de fato abrir uma conta, comunique ao BC, e volte no Registrato, aperte o botão e não permita abertura de conta. A gente vai fazer isso para chave PIX também em breve.
Por enquanto, Lobo não deu uma previsão de quando a nova ferramenta entrará em ação, mas ele ressaltou que ela será mais uma medida de segurança contra golpes.
Isso porque muitos criminosos usam dados de terceiros para abrir contas, criar chaves Pix e usá-las em fraudes.
O Banco Central também destaca que essa nova funcionalidade deve ser integrada dentro do sistema Registrato, que é onde o consumidor brasileiro pode ver todas as suas informações financeiras:
- Bancos onde tem conta;
- Empréstimos em seu nome;
- Chaves Pix cadastradas;
- Outros dados de vínculos financeiros.
O acesso ao Registrato pode ser feito dentro do “Meu BC”. Cabe lembrar que recentemente a instituição lançou um sistema que facilita a contestação de transferências Pix e criou um limite de valores para combater o crime organizado.
Fonte: Cariri Ceará
📲 Quer ser avisado sempre que sair uma notícia nova?
É simples: clique no link, escolha um dos grupos e pronto!
➡️ Clique aqui e entre agora





