BrasilDestaquesELEIÇÕES 2018PolíticaÚltimas Notícias

Eleições 2018: Segundo pesquisa Ibope, Bolsonaro lidera, Ciro e Marina empatam; confira

PESQUISA-IBOPE
Arte/Libertwins

A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada ontem no “Jornal Nacional”,  apontou que Jair Bolsonaro (PSL) oscilou dois pontos porcentuais para cima em duas semanas e, com 22% das intenções de voto, segue na liderança da corrida presidencial.

Ciro Gomes (PDT) subiu três pontos, de 9% para 12%, e empatou numericamente com Marina Silva (Rede), que manteve o patamar do levantamento anterior, divulgado dia 20 de agosto.

A preferência pelo tucano Geraldo Alckmin, detentor de quase metade do tempo do horário eleitoral gratuito e representante da maior coligação da disputa, passou de 7% para 9%.

okariri
Na primeira pesquisa depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter barrado a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista Fernando Haddad aparece com 6%, dois pontos acima do registrado no levantamento anterior do Ibope.

Houve queda expressiva na parcela do eleitorado disposta a votar nulo ou em branco, de 29% para 21%.

A taxa de indecisos oscilou para baixo, de 9% para 7%.

Alvaro Dias (Podemos) permaneceu com a mesma taxa da pesquisa anterior (3%) e foi alcançado por João Amoêdo (Novo), que passou de 1% para 3%, e Henrique Meirelles (MDB), que oscilou de 1% para, 2%.

Os candidatos do PSOL, Guilherme Boulos, do PSTU, Vera Lúcia Salgado, e do PPL, João Goulart Filho, mantiveram a taxa de 1% de intenção de votos. Os demais concorrentes não pontuaram na pesquisa.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 1º e 3 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

2º turno e taxa de rejeição
Bolsonaro
perderia em três dos quatro cenários simulados de segundo turno. Na disputa com Ciro, o deputado federal teria 33% das intenções de voto ante 44% de seu oponenteAlckmin teria 41% dos votos e Bolsonaro 32%. Em um terceiro cenário, Bolsonaro teria 33% da intenção de voto e Marina 43%. Na disputa com Haddad, Bolsonaro aparece na pesquisa com 37% das intenções de voto e o iminente substituto de Lula tem 36%, configurando um empate técnico, já que a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

A taxa de rejeição a Bolsonaro foi de 44%. Marina aparece com o segundo maior índice de rejeição, de 26%, seguida por Haddad (23%) e Alckmin (22%). Ciro tem taxa de rejeição de 20%. Meirelles, Cabo Daciolo e Eymael aparecem com 14%.

 Com informações do Diário do Nordeste

Academia Ferreira
Arte/OKariri

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Está protegido !!
Fechar