- Publicidade -

MILAGRES: Edmilson Agostinho é eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Apuração aconteceu no plenário da Câmara Municipal (Fotos: Klébio Leite/Agência OKariri)

Agência OKariri,por Ribamar Xavier e Klébio Leite

Transcorreu neste domingo (31) a eleição para escolha da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Milagres/CE. Concorriam ao pleito duas chapas: a 1, tendo a frente Edmilson Agostinho e a 2, encabeçada por Aldir dos Santos. 27 seções eleitorais ficaram à disposição dos associados aptos a votar no horário de 8 às 16h00.

O processo de apuração ocorreu no Plenário Chico Abraão da Câmara Municipal e demorou bastante para ser iniciado, visto que a Comissão Responsável pela Apuração, presidida por Antônio Soares Guimarães, Secretário de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE), teve inicialmente que fazer a conferência, urna por urna, da lista de votantes para verificar a existência de quorum para validar a eleição, qual seja a participação de 50% mais um dos associados e aposentados aptos a votar, conforme determina o regimento da entidade.

Constatado o quorum foi iniciado o processo de apuração por meio da constituição de cinco juntas apuradoras, as quais foram compostas por um presidente e dois mesários, sendo que as chapas apresentaram fiscais para acompanhar o processo em cada junta apuradora.

Ao final da apuração foi declarada vencedora a Chapa 1, com 2.686 votos contra 1.128 da Chapa 2. Foram apurados ainda 49 votos nulos e 94 brancos.

A chapa vitoriosa é composta pelos seguintes membros:

Presidente: Edmilson Agostinho dos Santos
Vice-Presidente: Antônio Sampaio Bezerra
Secretário Geral: Francisco Germano Ferreira dos Santos
Secretário de Finanças: José Roberto Alves da Silva
Secretário de Políticas Sociais: Sebastião Manoel do Nascimento
Secretário de Políticas A. A. e Meio Ambiente:Cícera Aristides Pereira
Secretário de Formação e Organização: José Bernardo da Silva
Coordenador da Terceira Idade: Adaisio dos Santos Cordeiro
Coordenador de Jovens: Hofraina Rufino de Brito Pinheiro
Coordenador de Mulheres: Francisca Crisóstomo Pereira

A reportagem do Portal OKariri.com tentou por diversas vezes conversar com o presidente eleito, Edmilson Agostinho, mas ele preferiu não conceder entrevista.

Urna não lacrada

Durante a contagem dos votos foi constatada, por uma das juntas apuradora, que a urna da seção que funcionou no Sítio Caiçara não estava lacrada quando entregue pela comissão para a computação dos votos. Todavia, como as informações da ata batiam com o número de votos existentes, a urna teve os votos apurados e validados.

Imprensa proibida

Um fato chamou a atenção quando a Comissão Responsável pelo Processo de Apuração iniciou o esvaziamento do Plenário da Câmara Municipal para iniciar os trabalhos. Os órgãos de imprensa também foram convidados a sair, assim como populares que também estavam no interior do recinto, ferindo o principio de liberdade de imprensa e impossibilitando desta forma o acesso as informações por parte da população.

Iniciou-se um bate-boca com os membros dos órgãos da imprensa presentes reclamando em voz alta da atitude absurda tomada pela comissão. Minutos depois, já com todos os integrantes das equipes de imprensa do lado de fora do plenário da Câmara, chegou a informação de que seria permitida a permanência de apenas um membro de cada órgão, o que de fato ocorreu.

Além do Portal OKariri.com, estavam presentes também as rádios Onda Sul FM e Som da Terra FM.

A Comissão também preferiu não repassar os resultados da apuração por seção. Foram divulgados apenas resultados parciais e contabilidade final dos votos.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS

1 COMENTÁRIO

  1. O fato que me chamou a atenção nessa eleição foi o fato do nome da minha mae, contribuinte do sindicato a 6 anos nao constar em nenhuma das urnas existentes do municipio, o que será feito em relação a isso milagrenses??? se o nome da minha mae nao consta como sindicalista, se ela pega em dia as suas contibuições o que houve?? quero respostas, quero tbm saber onde está o dinheiro contribuido por ela durante esses anos todos, isso é algo que certamente por mim nao irá ficar assim, se ela estava em dia, se ela é contribuinte, como nao constar o nome dela, como nao poder votar!!!!

Comments are closed.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

MAIS POPULARES