Bastidores dizem que Ciro pode concorrer ao Governo do Ceará; ele lidera cenário nacional sem Lula e Bolsonaro

Segundo o levantamento, Ciro tem 19% das intenções de voto....
Ciro-gomes
Foto: Repórter Ceará

Ciro Gomes (PDT) está liderando a disputa presidencial em um cenário sem os dois principais polos da eleição de 2022: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (05.04).

Segundo o levantamento, Ciro tem 19% das intenções de voto. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em segundo lugar, com 16%, seguido por Fernando Haddad (PT), com 15%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Para além da possível projeção nacional, ao nível do estado do Ceará, os bastidores afirmam haver um forte clamor para que Ciro Gomes possa concorrer ao governo do estado. Ciro contaria inclusive com o apoio do presidente nacional do partido, Carlos Lupi.

Por outro lado, tem o senador Cid Gomes (PSB-CE), que, por enquanto, defende a reeleição do governador Elmano, porém essa pode ser uma oportunidade para a reaproximação dos irmãos, que estão afastados politicamente desde 2022.

Governador do Ceará. Em 1990, foi eleito governador do Ceará, vencendo Paulo Lustosa. Foi o primeiro governador a ser eleito pelo PSDB e tornou-se o segundo mais jovem governador do país na época. Ciro assumiu o governo do Estado do Ceará em março de 1991. No currículo, Ciro foi deputado estadual (duas vezes), prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda, ministro da Integração Nacional, deputado federal e secretário da Saúde do Ceará.

LEIA TAMBÉM