A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou nesta terça-feira, 13, de forma unânime o projeto de indicação “Bíblia nas Escolas”, de autoria deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), e que recebeu apoio público do governador Elmano de Freitas (PT). A mensagem referente ao projeto de 2022 foi desarquivada a pedido do deputado De Assis Diniz, líder do PT na Alece e relator da matéria. Ele deu o parecer favorável e sem que nenhum deputado discutisse ou justificasse o voto, foi aprovado em dois minutos. O projeto será votado no plenário na próxima sessão, que ocorrerá na quarta-feira, 14.
De Assis, ao anunciar o parecer favorável à proposição de criar a temática bíblica nas escolas estaduais, afirmou que se terá um debate “acalorado” para compreender a importância da medida.
“Parecer favorável e amanhã teremos um debate acalorado para entender e compreender o papel do que é a educação e a plenitude da grade curricular e sobretudo da transversalidade da educação”, afirmou.
“Apóstolo, a gente tem lei para garantir Bíblia nas nossas escolas? Aí ele disse: governador, o que eu posso lhe dizer é que eu tenho um projeto'”, disse Elmano no congresso evangélico “Ceará Pentecostal”. “E eu tô aqui para dizer a vocês, o projeto será aprovado, as bíblias serão compradas e serão colocadas nas escolas do Estado”, afirmou o governador petista, sob muitos aplausos dos presentes.
O projeto de indicação citado pelo governador Elmano, porém, não consiste em apenas comprar bíblias e disponibilizá-las nas escolas de rede pública do Estado, mas também colocar a temática na grade curricular.
A disciplina seria ministrada por meio de aulas, seminários, palestras ou semanas culturais, que abordariam conteúdos bíblicos sobre o Antigo e Novo Testamento e a influência da Bíblia na literatura, cultura e história do mundo, segundo consta no texto do projeto.
Fonte: O Povo





