O Ceará é o primeiro colocado em várias categorias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com destaque para os municípios do Interior.
Conforme os dados, o ensino no Ceará é ascendente, principalmente, nas redes públicas de Ensino Fundamental. O Estado contabiliza 82 das 100 escolas classificadas com o melhor resultado do Brasil no que se refere ao Fundamental I (1º ao 5º ano). Destas, 30 são de Sobral.
[ads1] Já no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o Estado também mantém o primeiro lugar do Brasil: 54 escolas do Ceará estão entre as 100 melhores do País. Nos outros estados, o número não chega à metade. Nas duas fases de ensino, a meta para 2021 já foi batida.
Os dados revelam ainda que dezenove municípios cearenses estão entre os 100 melhores resultados do Brasil no Ensino Fundamental I e 14 no Ensino Fundamental II. Em ambos, o município que apresenta a maior nota é Sobral, com 9,1 e 7,2, respectivamente. Fortaleza não entrou em nenhum ranking.
O Ceará não conseguiu atingir a meta para 2017 no Ensino Médio. O Estado está no 13º lugar na Língua Portuguesa e 10º lugar em Matemática. Ainda assim, ficou em 2º lugar, com 13 escolas entre as 100 com melhores resultados no Ensino Médio do Brasil.
Com informações do Diário do Nordeste