CearáDestaquesÚltimas Notícias

Fogo destrói área equivalente a cinco campos de futebol na APA Pedra da Andorinha, em Sobral

O incêndio na vegetação na Área de Preservação Ambiental (APA) Pedra da Andorinha, na Serrinha de Taperuaba, em Sobral, a 245 km de Fortaleza, destruiu uma área correspondente a cinco campos de futebol, segundo o Corpo de Bombeiros. O major Mardens Vasconcelos, da 1ª Companhia de Bombeiros, afirmou ao Sistema Verdes Mares que as chamas foram controladas por volta das 17h de terça-feira e destruíram cerca de cinco hectares.

“O combate ao incêndio iniciou na segunda, com a nossa equipe atuando de forma a debelar as chamas que se aproximavam das residências e da estrada. Na terça [ontem] estivemos durante todo dia [de 8h às 17h] nos focos que estavam na parte mais interna da APA. Quando a equipe saiu de lá só restavam alguns focos que estavam bem próximos da encosta da Serra. A área atingida foi de cinco hectares”.

Para controlar as chamas, os bombeiros utilizaram 400 litros de água, além de abafadores e bombas costal anti-incêndio e carros-pipa. 

Para evitar novos focos, segundo o major Mardens, foram enviados nesta quarta-feira (21), quatro agentes dos bombeiros, além de uma equipe de reforço com oito funcionários da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA) e um caminhão-pipa.

O Ceará decretou no dia 27 de julho este ano estado de emergência ambiental para reforço no combate aos incêndios florestais e queimadas, mais frequentes no segundo semestre do ano.

A medida vale para os meses de julho a janeiro de 2021. Foi a primeira vez na história que isso aconteceu para combate aos incêndios florestais, já que, normalmente, a medida é adotada em outras adversidades, como escassez hídrica ou inundações. 

Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo