Os Parlamentares do Município de Milagres-Ce, votaram e aprovaram o projeto de lei 002/2023 de autoria do Vereador Ozório Dantas (atendendo a um pedido de do Desbravador Levi Esdras), que institui o dia 20 de setembro como “Dia Municipal dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia”.
A data já é reconhecida nacionalmente, pois o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.665/23, que cria o Dia Nacional dos Desbravadores, a ser celebrada anualmente em 20 de setembro. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (7).
O Líder Distrital, João neto, usou a palavra, agradeceu a homenagem e falou do trabalho dos Desbravadores, além do legado de Ana Ruth, desbravadora morta em acidente em 27 de abril de 2023. Logo após a sua fala, os vereadores votaram e aprovaram o projeto. Os Desbravadores presentes balançaram os seus lenços em sinal de agradecimento (assista abaixo).
Quem são os Desbravadores?
O clube de desbravadores está presente em mais de 190 países, com 95.000 sedes e próximo a 2.000.000 (dois milhões) de participantes. Existem, oficialmente, desde 1950 como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. Em Milagres, Ceará, eles são 8 clubes.
Eles são meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais e nem cor. Em bora seja um projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para participar independe também de religião.
Eles reúnem-se para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem também o fumo e o consumo de álcool e drogas.
Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes.
Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.