Abaiara-Ce: presidente da câmara fala sobre férias de 120 dias, sessões onlines e não opina sobre a sugestão de redução do salário

O Portal OKariri veiculou uma matéria no dia 24/01/2022 sobre a Câmara de Vereadores de Abaiara-Ce, que voltou a...

Vereador em Abaiara, Francisco Eliseu Moreira Filho, conhecido como “Lulu” (PT) | Foto: acervo pessoal

O Portal OKariri veiculou uma matéria no dia 24/01/2022 sobre a Câmara de Vereadores de Abaiara-Ce, que voltou a ser assunto nas redes sociais e nas rodas de conversa no município, é  que nesse momento os parlamentares estão em férias da câmara, por lá eles têm as maiores férias remuneradas entre os parlamentares da região do Cariri. Os vereadores de Abaiara desfrutam de 120 dias de recesso.

Vereador em Abaiara, Francisco Eliseu Moreira Filho, conhecido como “Lulu” (PT) | Foto: acervo pessoal

Na ocasião, entramos em contato com o presidente da casa, o parlamentar Francisco Eliseu Moreira Filho, conhecido como “Lulu” (PT) e indagamos sobre o assunto, ele preferiu não se manifestar. Deixamos ainda o espaço aberto para outros vereadores e apenas Ricardo Leite (PT), entrou em contato com a nossa redação e, segundo ele, também entrou com um projeto de redução das férias parlamentares de 120 dias para 60 dias. Leite fala que o projeto chegou a ser aprovado em fevereiro de 2021 pelos 9 vereadores, mas no final de novembro de 2021 foi derrubado pela assessoria jurídica da câmara alegando inconstitucionalidade. Ainda segundo o vereador, ele pediu explicações, mas não recebeu retorno.

O assunto ganhou repercussão e em um programa de rádio transmitido pela Rádio Abaiara FM, o comunicador João Neto comentou sobre o assunto e ao presidente Lulu, ele disse que “quem cala consente”, ele ainda sugeriu a redução do salário dos vereadores e e também das férias. João ainda comentou sobre as reuniões que estavam acontecendo online, o locutor menciona desrespeito por parte dos vereadores – “tem vereador em uma rede, outro montado em cavalo e outros almoçando (participando das reuniões)… tá massa demais”, criticou ele.

O OKariri entrou mais um vez em contato com o presidente “Lulu” e fez as seguintes perguntas:  Quem cala consente”? O nobre vereador e presidente da câmara de Abaiara, tem opinião sobre essas longas férias dos vereadores? O Senhor tem projeto para diminuir essas férias parlamentares? E sobre a redução dos salários dos vereadores, o Senhor é contra ou a favor? Ainda sobre as reuniões, elas continuarão sendo virtuais ou não?

O parlamentar respondeu que “a câmara adotou iniciativas para reduzir as férias, contudo a assessoria jurídica que venceu a licitação nos orientou que refizéssemos via emenda ao regimento já que a matéria é regimental e, portanto, eu com os demais vereadores estamos analisando a possibilidade de atualizar o regimento interno da câmara”. Lulu disse não ser a favor do recesso de 4 meses e que está seguindo o regimento interno da casa e analisando a possibilidade de atualização do mesmo, pois é de 1990.

Sobre as sessões se vão voltar presencial ou não, o presidente disse que isso vai depender dos casos de covid-19. 

O vereador não se manifestou sobre a redução do salário dos vereadores.

Para ficar bem informado, siga o OKariri no Facebook, no youtube no Twitter e no Instagram. Receba as informações e ajude a aumentar as nossas comunidades.

LEIA TAMBÉM