Cultura: Mauriti recebe Exposição arqueológica “BEM DO BRASIL”

Está acontecendo desde sexta-feira (22) e seguira até o dia 11 de setembro, no Centro Cultural Manoel Martins de...

Está acontecendo desde sexta-feira (22) e seguira até o dia 11 de setembro, no Centro Cultural Manoel Martins de Morais, (antigo espaço Nordeste) em Mauriti-CE a Exposição arqueológica “BEM DO BRASIL”.

A exposição é aberta ao público e tem como objetivo, levar toda a sociedade a compartilhar, refletir e valorizar o patrimônio cultural brasileiro em suas múltiplas expressões, materiais e imateriais.

1

A mostra tem apoio da  Secretaria de Cultura e Turismo de Mauriti/CE, e compõe-se de painéis que reproduzem o patrimônio cultural de todas as regiões do país demonstrando a diversidade de nossa cultura, levando o público a entender como o IPHAN integra e valoriza a preservação do patrimônio cultural com o desenvolvimento do país.

Na exposição é possível contemplar importantes elementos da arquitetura, das artes plásticas e ainda artesanatos brasileiros. Os saberes e fazeres do patrimônio imaterial estão sendo exibidos, em um conjunto de filmes que retratam os bens culturais registrados pelo Iphan como patrimônio cultural brasileiro.

No tocante a exposição que ocorre em Mauriti, está exposta  peças arqueológicas resgatadas de um sítio pré-histórico originado da vivência de um grupo de agricultores e ceramistas que habitou a região há 650 anos. Dentre as peças, podem ser vistos fragmentos de vasilhas cerâmicas utilizadas no preparo de alimentos ou em sepultamentos.

okariri

A solenidade de abertura foi na sexta-feira (22), e contou com as presenças do Senhor Ramiro Teles – Superintendente do Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará, da Senhora Lúcia Oliveira, Gerente de Projetos da Associação de Amigos do Paço Imperial/IPHAN e da Senhora Verônica Viana – Arqueóloga do IPHAN/CE, além do Gestor Municipal, Evanildo Simão, do vice Dr. Erico Livonio, do Secretário de Cultura e Turismo, José Fernandes Ferreira o Presidente da Câmara Municipal de Mauriti, o vereador Mano Morais, e demais autoridades do município | Com informações da Secretaria de Comunicação.

LEIA TAMBÉM