DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Milagres-CE: A partir de maio recadastramento biométrico começa a ser obrigatório

Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O mutirão obrigatório de atendimento aos eleitores de dez novos municípios cearenses, incluídos nos trabalhos da biometria, entre eles Milagres, começa a ser realizado na 2ª quinzena de maio, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) receberá cerca de 140 kits biométricos enviados pelo TSE.

O recadastramento que está sendo realizado pelo Cartório Eleitoral da 26ª Zona é ordinário, mas a partir do mês de maio, começará a ser obrigatório. Os eleitores que faltarem ao recadastramento não poderão participar da eleição municipal em 2016.

Para agilizar o processo, o recadastramento poderá ser feito por meio de agendamento  pelo site www.tre-ce.jus.br ou então pelo telefone 148 (custo de uma ligação local).

Os municípios de Abaiara, Jati, Penaforte, Porteiras e Brejo Santo também terão que iniciar o recadastramento biométrico para as eleições de 2016.

Sobre a Biometria:

A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais. É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

A urna eletrônica terá um sistema para identificação por meio da impressão digital, habilitando-a para o voto após o reconhecimento do eleitor. Para que sejam colhidas as digitais, os eleitores devem se recadastrar biometricamente, ou seja, deverão comparecer aos seus cartórios eleitorais para registro das impressões dos dedos da mão e para uma fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro dos eleitores.

Com informações de jusbrasi e Blog do Ribamar Xavier

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar