Vários municípios do Cariri comemoram a conquista do Selo UNICEF, mas Abaiara, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Santana do Cariri e Tarrafas não cumpriram as metas. O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que reconhece municípios que promovem os direitos de crianças e adolescentes. O objetivo é reduzir desigualdades e garantir que as crianças e adolescentes recebam serviços de qualidade nas áreas de saúde, educação, assistência social, proteção e esporte.
Em Abaiara, o prefeito Afonso Tavares não foi reeleito, a missão agora para o prefeito, Professor Ângim. Porém em Missão Velha, Dr. Lorim terá uma nova oportunidade para a conquista.
Porque não conseguiram: O Selo UNICEF é concedido aos municípios que alcançam as metas ao final de um ciclo de quatro anos, que coincide com a gestão das prefeituras. Para ser condecorado o município deve manter o Conselho Tutelar e o CMDCA em funcionamento, realizar dois Fóruns Comunitários, criar ou fortalecer os núcleos de Cidadania de Adolescentes, monitorar indicadores sociais, implementar ações para cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança e garantir que o CMDCA funcione de acordo com os requisitos do ECA.
Importância: Os municípios certificados com o Selo UNICEF podem utilizar a logomarca do Selo UNICEF durante uma edição da iniciativa. No Cariri a lista dos municípios aprovados são: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira.